10 técnicas para ser mais produtivo e acabar com o bloqueio criativo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todo mundo busca ser mais produtivo em seus projetos. Apresentamos a você neste artigo 10 técnicas que lhe farão ser mais produtivo e vai acabar de vez com o seu bloqueio criativo.

Este Blog é uma grande fonte de inspiração para quem o acessa. Tem vários artigos com temas muito abrangentes. Mas, especialmente para quem escreve aqui, também é uma fonte de alimentação intelectual. Ao ensinar, também aprendemos com o nosso próprio conteúdo. Mas confesso, eu preciso ser muito honesto com você. Há algum tempo eu não escrevo por aqui por inúmeros motivos (2020, né minha gente?!). Chegou o meu momento de postar e eu não sabia sobre o que escrever. Eu preciso ser produtivo neste momento. Daí eu pensei: já que eu não sei sobre o que escrever, vou escrever sobre o motivo pelo qual eu não sei o que escrever, o famoso e tão temido bloqueio criativo. E estudando um pouco mais sobre ele, separei para você 10 técnicas para ser mais produtivo e acabar com o bloqueio criativo.

Antes de falarmos sobre baixa produtividade, precisamos identificar alguns dos motivos do seu bloqueio criativo.

Putz, estou pouco produtivo e minha mente está bloqueada

Bom, bloqueio criativo pode ser interpretado como a dificuldade que o indivíduo tem no momento em que precisa ter uma nova ideia ou até mesmo uma inspiração. O famoso “Não sei por onde começar”. Mas fique tranquilo, isso é absolutamente normal e inerente ao seu humano. Ele só se torna um problema quando precisamos usar a criatividade para executar alguma tarefa e não conseguimos. A gente acaba se perdendo e se desesperando. Existem vários estudos que procuram identificar por qual motivo o bloqueio criativo acontece. E quando ele vem, realmente fica muito difícil ser produtivo.

motivo falta produtividade

Sua busca pelo perfeccionismo

Eu vou te falar que perfeccionismo, na essência da palavra, é maravilhoso. Mas, por outro lado, já ouvi dizer por aí que o ser humano não é perfeito. É cheio de falhas e é mutável o tempo todo. Tem jeito que deixa de concluir o que precisa ser feito porque se considera “perfeccionista” e isso acaba o bloqueando e deixando o projeto parado. Então, não busque o perfeccionismo. Busque um trabalho bem feito. 

Medo de rejeição

Ah, o medo da rejeição é extremamente comum. Boa parte das pessoas precisam da aprovação de outros para se sentirem seguros. E tem gente que vai mais além. Eu costumo dizer que precisamos de aplausos porque isso nos faz bem ao ego. É óbvio que o reconhecimento alimenta a nossa alma e enriquece a nossa criatividade. Mas, não dê tanta importância ao que os outros vão pensar ou se seu projeto será rejeitado. Tenha confiança no que faz e segue o baile. Críticas sempre surgirão e você precisa ter sabedoria para extrair o que pode ser usado para melhorar o seu projeto.

O estresse do dia a dia

Voltemos a falar sobre 2020. Que ano, que ano! Este ano veio para testar qualquer limite do ser humano. Uns sofrem mais, outros um pouco menos. Mas o fato é que todo estresse adquirido é um elemento fisiológico e que acaba sendo uma grande causa para o bloqueio criativo. Se você já tem desgaste físico e emocional, como ter ainda boas ideias. Difícil, não?! Procure rever a sua rotina e o que lhe causa estresse em seu dia a dia e, se possível, busque uma mudança de rotina. Algumas empresas têm até investido mais no endomarketing para aumentar a relação interpessoal da equipe e minimizar o estresse diário.

Acima citei apenas alguns motivos da sua falta de produtividade. Você se identificou com alguma delas? Provavelmente sim, né?!

10 dicas mais produtivo

Agora, vamos às 10 técnicas que vão lhe tornar mais produtivo e acabar com o seu bloqueio criativo

1. Acabe com as suas distrações 

Quando pensamos em produtividade, distração é uma coisa que não combina. Se estamos bloqueados, o que mais tendemos a fazer é buscar uma alternativa mais prazerosa para o nosso cérebro. Àquela espiadinha no WhatsApp, depois nas redes sociais. De repente você quer dar um pulo no Youtube para pesquisar algo, mas fica preso aos vídeos engraçados. O que você precisa neste momento é focar. Feche as abas do seu navegador, ponha o celular no silencioso e foque no problema.

2. Fazer tudo ao mesmo tempo agora

A era é outra! Tudo é muito rápido! Preciso de retorno agora!! Quantas vezes você já ouviu isso por aí? É muito comum termos que realizar várias tarefas e atividades ao mesmo tempo e isso pode prejudicar a produtividade. 

Faça um planejamento das suas atividades e as conclua uma a uma. Baixar e utilizar apps como o Trello, Notion, Evernote podem te ajudar bastante.

3. Você é diurno ou noturno? Encontre o seu horário ideal.

Existem pessoas que trabalham melhor logo cedo. Outros, funcionam melhor no fim da tarde e até mesmo a noite. Eu tenho certeza de que você sabe em qual momento do dia a sua concentração está mais forte. Deixe as suas demandas que exigem menos esforço mental para o horário que você é menos produtivo e uso seu horário de melhor produtividade para realizar as funções mais importantes do seu dia.

4. Você tem uma grande ferramenta: a tecnologia

Hoje em dia o que não falta é aplicativo que te ajuda em algo que você está precisando desenvolver. Procure por algum que possa te ajudar a aumentar o seu foco. O método Pomodoro é bastante utilizado e existem ótimos aplicativos sobre ele. Assim, você consegue ficar mais concentrado em sua atividade com esta excelente ferramenta.

5. Escreva, escreva, escreva

Se você tem algo a resolver, pegue uma folha em branco, trace uma linha vertical no meio e de um lado escreva “problema” e do outro lado “soluções”. Sim, escreva no plural. Quanto mais ideias para solucionar a sua demanda, melhor. Coloque todas as ideias sem papel e as reveja em seguida.

6. Pare com as comparações

Muitas vezes o que lhe traz um enorme bloqueio criativo é querer comparar-se aos outros. Não faça isso com você mesmo. Cada pessoa tem uma história e uma trajetória. Comparações só vão fazer você se frustrar ou, no máximo, se igualar a outra pessoa. A ideia do terceiro é muito bacana, mas você também pode criar sua própria saída para o problema. 

Você tem um grande potencial. Acredite em si mesmo e siga em frente.

7. Mude ou reorganize o seu ambiente de trabalho

home office organizado produtividade

O ambiente onde você trabalha contribui para o exercício da sua criatividade. Saiba que o simples fato de arrumar a sua mesa já lhe traz uma grande paz interior. Imagina mudar o seu ambiente de trabalho. Saiba que uma simples mudança ou bela organização do seu ambiente ajuda demais a acabar com o bloqueio criativo e aumentar a sua produtividade.

8. Ouça música

Eu disse a você acima que o estresse é um dos grandes motivos para o seu bloqueio criativo. Escolher uma boa música da sua playlist favorita vai te deixar mais relaxado e, consequentemente, mais disposto a focar. Músicas clássicas e instrumentais são as mais indicadas. Estar relaxado e de boa consigo mesmo joga a produtividade lá no alto.

9. Aumente o seu repertório de referências

Outra causa comum do bloqueio criativo é a falta de repertório. Uma solução para isso é separar um bom tempo para pesquisar mais sobre o assunto e buscar referências que possam lhe inspirar. Depois da pesquisa, análise e captação de materiais, deixa as informações refrescarem na sua mente e para produzir suas ideias.

10. Procure alguém com experiência

Quando você não conseguir sair do lugar, não faz mal buscar alguém com mais experiência que você ou que já tenha passado algo parecido para tirar as suas dúvidas. Uma ajuda experiente pode ser a saída. Todo mundo conhece algum caminho das pedras e tem algo a ensinar.

A falta de produtividade pode sim nos trazer alguns transtornos. Motivos não faltam e com isso acabamos ficando na bad. Mas, não adianta reclamar e murmurar. Pare, respire, analise o projeto de perto e utilize as técnicas citadas neste artigo. Eu tenho certeza de que você vai conseguir solucionar o problema e, quem sabe até, encontrar uma solução inovadora.

Espero que eu possa contribuir para o aumento da sua produtividade. Me conta aqui se você já passou por alguma situação de baixa produtividade e o que fez para sair dela.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Alex Fleming

Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x