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Algoritmo do Instagram: como não ser refém dele e ter resultados

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Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Especialista em redação e ghostwriting, criando conteúdos inovadores e envolventes para marcas e profissionais.

O algoritmo do Instagram é uma caixinha de surpresas, e a maioria dos usuários de redes sociais são reféns do algoritmo e nem sabem disso.

Esses reféns do algoritmo baseiam nele todo o processo de criação de conteúdo, seja pra o feed ou para os stories, e quando o algoritmo muda é um Deus nos acuda.

Para ajudar você a não ser um refém do algoritmo do Instagram, ou se libertar desse cárcere caso já tenha sido capturado, a seguir você encontrará informações e dicas valiosas para aplicar para o seu perfil e também para o perfil dos seus clientes.

O que é o algoritmo do Instagram

O algoritmo é a lógica composta por diversos cálculos e parâmetros, utilizada pelo Instagram, para ordenar e exibir os posts no feed de cada usuário.

Ele começou a ganhar relevância entre os usuários da rede por volta de 2016, quando foi anunciando que os posts não seriam mais exibidos em ordem cronológica, ou seja, não haveriam garantias de que os posts recentes apareceriam no topo do feed.

Daquele momento em diante os posts mais relevantes – segundo o algoritmo – apareceriam primeiro.

Ao longo de todos esses anos o algoritmo foi evoluindo, ganhando novos parâmetros para ordenar e exibir os posts e avançando cada vez mais no uso de inteligência artificial para obter informações sobre o comportamento dos usuários e evoluir.

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Esqueça o algoritmo, ele não trabalha pra você

Mesmo com toda a evolução do algoritmo do Instagram, uma coisa é certa: ele não trabalha pra você.

E sabe por que ele não trabalha pra você?

Por que não é você quem tem o controle sobre ele, quem passa as instruções e parâmetros para ele exibir o conteúdo para o público.

Ele não está preocupado com o seu crescimento, mas sim com o da rede social. Se ele estivesse preocupado com os criadores de conteúdo que alimentam os feeds não faria distinção de formatos de conteúdo (imagem, carrossel, reels, story) na hora de alimentar os feeds.

A melhor coisa que você tem a fazer é parar de criar conteúdo pensando no algoritmo, em como ele funciona, o tipo de conteúdo que ele entrega mais.

Quanto mais conteúdo você cria focado no algoritmo, mais refém dele você se torna.

O que realmente importa

Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, o que realmente importa é o público.

Vamos pensar juntos em algumas questões relevantes:

  • Se você postar um vídeo e não tiver seguidores, o algoritmo vai entregar pra quem?
  • Quem decide se o seu post é relevante ou não?
  • Quem faz o seu post chegar a outras pessoas?

É possível que suas respostas sejam:

  • pra ninguém
  • o Instagram
  • o algoritmo

Mas a verdade é que as respostas mais viáveis são:

  • pra ninguém
  • o público que interage com curtidas, comentários e salvamentos
  • o público que compartilha o conteúdo

Se o algoritmo é alimentado com as informações geradas pelos usuários do Instagram, você ainda acha que se basear nele para planejar e criar o conteúdo é um bom negócio? Fazendo isso você vai conseguir escalar seus resultados?

O algoritmo é só o mecanismo para distribuir o conteúdo pelo feed. Quem decide de verdade qual conteúdo é relevante e merece aparecer pra mais pessoas é o público.

algoritmo do instagram o seu melhor algoritmo e o publico

O seu melhor algoritmo é o público

O algoritmo do Instagram não consome seu conteúdo, não enxerga as imagens e vídeos, não lê as legendas, enfim, não faz nada como um humano faz. Todas as ações dele para analisar o conteúdo que você publica são superficiais.

As informações e parâmetros que ele considera e utiliza não são produzidas por você nem por ele, mas pelo público. Quem vai gerar volume de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos é o público. 

O algoritmo vai apenas calcular esses números e comparar com um parâmetro interno delem definido pela equipe do Instagram, para ver se deve ou não exibir sua publicação no topo do feed, se deve entregar pra mais pessoas e por mais tempo.

O seu melhor algoritmo é, e sempre será, o público! Lembre-se sempre disso quando estiver planejando e criando conteúdo para você ou para seus clientes.

Como transformar o público em um algoritmo poderoso

O público, independente do nicho que você ou seus clientes atuem, tem potencial para se tornar um algoritmo mais poderoso do que o algoritmo do Instagram.

Para que isso seja possível você precisa manter os olhos atentos a algumas situações dentro do processo de criação de conteúdo:

  • ter o público bem definido
  • criar conteúdo alinhado com esse público (dores, desejos, linguagem…)
  • analisar os resultados do conteúdo publicado e focar no que está funcionando
  • buscar mais qualidade do que quantidade (não adianta postar todo dia se o conteúdo for fraco)
  • conversar com o público para entender o que eles realmente estão buscando
  • cuidar para que seu feed não se torne uma vitrine virtual

Você não cria conteúdo para o algoritmo ou para o Instagram, você cria conteúdo para o público que está no Instagram, e é esse conteúdo que fará com que o seu público se torne um algoritmo poderoso.

Olhar para o seu público ao invés do algoritmo faz com que você deixe de ser refém e passe a ter o controle da situação.

Tenha sempre em mente que o algoritmo do Instagram só vai funcionar pra você se o conteúdo que você posta funcionar para o seu público.

wow

O conteúdo certo para o público certo tem o poder para criar um algoritmo muito mais poderoso que o do Instagram.

Espero sinceramente que esse conteúdo possa te ajudar a entender que você não é, e nem deve ser, refém do algoritmo de nenhuma rede social. 

Até o próximo artigo!

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