Como escolher uma paleta de cores para o seu site?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram


O poder da paleta de cores de gerar diferentes sensações no público.

Quando criamos um site, é preciso criar uma boa experiência para o usuário, organizando os elementos visuais, uma paleta de cores harmoniosa, imagens em boa resolução, etc .

O usuário pode passar muitas horas na frente da tela, por isso é preciso tornar essa experiência o mais agradavel possivel.

As cores têm um papel importante nas nossas vidas, afinal elas alteram a nossa percepção sobre a realidade. É normal associar telas coloridas com coisas alegres, azul claro com tranquilidade, entre outros sentimentos.

Para trabalhar com uma paleta de cores, é preciso que você tenha em mente:

  1. Conheça sobre a psicologia das cores
  2. Utilizando as cores
  3. Entenda a composição de cores

Mesmo que você use o criador de logotipo online, é preciso utilizar as cores de forma correta, então a teoria se faz necessária neste momento.

Depois que você compreender o efeito que as cores podem ter sobre a percepção dos usuários, como utilizá-las de forma harmoniosa, certamente seus trabalhos ficarão mais profissionais.

1. Conheça os fundamentos da psicologia das cores

A psicologia das cores tem um papel importante no marketing, afinal seus efeitos colaboram com o aumento das vendas. Aqui vou explicar alguns conceitos básicos para que você possa entender a importância de utilizar a paleta de cores correta.

As associações que criamos com as cores é algo de grande importância, e isso gera diferentes reações em nosso subconsciente. Claro que algumas destas associações são universais, com o azul com a água(mesmo ela sendo incolor) ou o verde com as plantas, são alguns exemplos.

Porém também temos algumas associações que são culturais. Um estudo realizado em 1997, descobriu que os americanos associam a inveja com preto, verde e vermelho, enquanto os russos acreditavam que preto, violeta e amarelo eram cores relacionadas à inveja.

Como a cultura tem grande influência sobre a percepção das cores, algumas marcas acabam alterando as suas cores em determinados países. E isso é algo natural, afinal a marca precisa suprir às necessidades dos clientes.

2. Utilizando as cores

A teoria das cores e uma ciência e explicá-las poderia levar horas, mas enquanto profissional de comunicação, é preciso conhecer alguns princípios básicos para pode utilizá-la em seus projetos.

Primeiro é preciso entender as cores primárias , secundárias e terciárias.

As cores primárias são cores que dão origem a todas as outras. São elas: vermelho,  azul e verde, o famoso “RGB(Red, Blue, Green)”.

As cores secundárias são criadas pela mistura de duas cores primárias. Por exemplo, quando você mistura vermelho e azul (duas cores primárias), obtém violeta (uma cor secundária).

As cores terciárias são criadas pela mistura de uma cor primária e uma cor secundária que estão próximas uma da outra no círculo cromático. Isso cria cores compostas; por exemplo, misturar azul (primário) e violeta (secundário) cria azul-violeta (terciário).

Em segundo lugar, vamos falar sobre cores quentes e frias .

Você provavelmente já tem uma ideia do que são cores quentes e frias. Vermelhos, laranjas e amarelos são classificados como quentes, enquanto azuis, verdes e violetas são frios.

Por último é preciso entender que nem toda cor que você vê é uma cor pura. Todas as cores que nós enxergamos, sofre com algum fator externo.

Você pode estar vendo uma tonalidade diferente devido a cor branca que foi adicionada, um tom mais escuro devido ao preto, e assim por diante.

A saturação ou dessaturação também pode ocorrer, tornando a cor mais vibrante ou mais opaca. E em ambientes externos, pode fazer com que duas pessoas enxerguem a mesma imagem de formas diferentes.

Por isso que às cores são tão importantes para a comunicação e é preciso ter um conhecimento aprofundado para utilizá-las com sabedoria.

3. Paleta de cores: entendendo a composição de cores

É comum designers inexperientes querem utilizar algumas cores, baseado apenas nos seus gostos pessoais ou do cliente. Porém como você pode ver, elas desempenham um  papel importante na comunicação visual das marcas.

Ao pensar nas combinações de cores que irá utilizar em seus projetos, utilizar uma paleta de cores auxilia no momento da criação. Alguns sites possuem uma série de combinações harmônicas, que você pode ir experimentando em seu projeto.

paleta de cores cores

Utilizando a sua ferramenta de edição favorita, também é possível criar paletas personalizadas e salvá-las para utilizar em outros projetos. A paleta de cores é tão importante que as pessoas conseguem reconhecer algumas marcas, apenas pelas cores.

A paleta de cores acaba ganhando uma identidade, assim como podemos ver na imagem acima, onde a combinação de  12 cores, remete ao personagem Hulk.

Por isso é importante planejar quais cores irá utilizar em seu site ou marca, para atrair mais usuários e gerar identificação com a marca.

Cores complementares normalmente irão trazer uma certa harmonia para o seu projeto, já às cores análogas(que estão em posições opostas no círculo cromático), irão dar mais contraste para o elemento. E o designer precisa utilizá-la com sabedoria.

Se você quer destacar um botão em seu site ou qualquer outra informação, terá que utilizar cores opostas, assim não passará despercebido pelos seus usuários.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a utilizar melhor as cores no seu projeto e que você entenda que às cores não podem ser utilizadas de forma aleatória.

E você, tem alguma história curiosa com a utilização da paleta de cores?

 Algum cliente que só queria utilizar tons de azul? 

Um cliente em um segmento formal como advocacia, que queria um logo bem colorido? 

Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
William Mendes

William Mendes

Mercadólogo, atuo na área de marketing há 10 anos. Acredito no poder do marketing de conteúdo e demonstra isso através da escrita.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x