Disciplina: a característica principal para atingir os seus objetivos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Muito se fala em motivação para realizar as suas tarefas. Mas, posso afirmar, que se existe um ponto capaz de te fazer realmente sair do lugar que é a disciplina, a característica principal para atingir os seus objetivos.

Você já reparou como se tem falado sobre produtividade ultimamente?

Está na moda falar e exaltar a produtividade e a execução de tarefas dentro dos prazos. Mas a verdade é que nem todo mundo consegue realizar suas tarefas dentro do período que gostariam. E mais, muitas pessoas não conseguem realizar as suas metas como gostariam. Pode ser que ainda não se deram conta que a disciplina é a característica principal para atingir os seus objetivos.

A disciplina tem a capacidade de transformar a vida das pessoas, pois ela se trata de fazer o que precisa ser feito, independente de qualquer intempérie, seja com cansaço ou sem motivação especial para tal.

Quando se tem disciplina, é possível viver com menos ansiedade, pois suas tarefas já estão bem definidas com dia e hora para ser realizada. Ter disciplina também é um exercício diário, pois a constância faz com que ela seja um habitual natural. Eu entendo que mesmo com toda a sua rotina perfeita, anotada seja em um aplicativo ou em uma agenda física, a vida não necessariamente respeita a rotina de ninguém. Mas, mesmo com as eventualidades, você estará bem mais preparado para resolver as surpresas que aparecem no meio do caminho.

design check list disciplina

Ok, mas como ter disciplina se a força de vontade tem prazo de validade?

É preciso ficar atento quando falamos de disciplina, literalmente. Disciplina não tem nada a ver com força de vontade e é aí que muita gente se confunde.

Uma pessoa disciplinada pode muito bem nem sempre estar a fim de realizar determinada ação ou participar de algum evento que não queira, mas o seu compromisso com a realização da terá fala sempre mais alto. O sentimento de satisfação gerado pelo cumprimento de um dever é altamente saboroso, melhor até do que uma sensação confortável de não fazer nada.

Em contrapartida, se você sempre deixa de lado àquilo que é importante simplesmente para ficar ali sentado no sofá, descansando a maratonando a sua série favorita, você acaba caindo no poço sem fundo da procrastinação. A procrastinação, que é no como se diz no português arcaico “empurrar com a barriga”, te leva a ter também sentimentos ruins.

Todos nós possuímos algum desejo especial que gostaríamos de realizar, mas quando não temos disciplina, conquistá-los é sempre quase que impossível. Consultamos pouco ou praticamente nada e novamente temos aqui a frustração por ter tido tempo e não ter conseguido. Sabemos que falta de oportunidade é um fato, mas convenhamos, deixamos de fazer ou conseguir muita coisa por falta de planejamento e disciplina.

Disciplina também é comprometimento consigo mesmo

A disciplina, além de ser uma atitude individual, eu acredito que tenha muito a ver com a prática. Disciplina é uma forma de agir com métodos, constância e hábitos, agradáveis ou não. Estes hábitos regulares para gerar um resultado esperado precisa fazer parte da sua rotina. Tudo bem, meu texto está tomando uma forma mais imperativa, mas eu ainda não conheço outra forma de lhe explicar o básico.

Para conseguir ter a disciplina em seu dia a dia, você precisa entender que nem sempre, ou na verdade não é, a vida linda e repleta de filtros que vemos no Instagram. Imaginemos que você precisa perder peso e acompanha pelo menos uma dezena de influenciadores postando a sua corrida às 5 horas da manhã com o sorriso de orelha a orelha ou tomando o seu belo café da manhã apenas com banana, granola e um cafezinho preto sem açúcar.

Veja, nada contra esta rotina saudável, cuja qual eu mesmo estou tentando trazer para a minha vida. Nada contra os sabores de um mundo sem açúcar refinado e sem gordura trans. Mas, sendo bem honesto, até o momento de você perceber que realmente esta vida saudável que te levará a perda de massa corpórea é saborosa, você vai precisar passar por um caminho doloroso da desintoxicação alimentar e da saída física da zona de conforto. E, para isso, você precisa sem comprometer consigo mesmo adicionando a disciplina em seu novo estilo de vida.

Eu também não tenho nada contra a zona de conforto. Eu adoro e você também. Estar numa zona confortável é tudo o que buscamos. Mas o ser humano é insatisfeito, por isso a zona de conforto tem duas controvérsias. A primeira é que ficamos saturados dela rápido demais, pois queremos coisas novas, mais movimento na vida e a segunda é que ela pode lhe trazer prejuízos, como no caso que estou falando, a sua própria saúde, como por exemplo, o sedentarismo.

A partir de agora, passe a tira um tempo para você mesmo para poder analisar tudo o que está acontecendo em sua vida e se você anda satisfeito com as coisas que tem realizado e com o jeito que anda conduzindo a sua vida pessoal e profissional. O seu emprego está bacana? O seu relacionamento amoroso está lhe satisfazendo? Você é organizado ou disciplinado com a sua vida financeira atualmente? Estas são apenas algumas das inúmeras perguntas que precisa se fazer. Mas Alex, eu não tenho tempo!! Essa desculpa eu mesmo sempre dei, mas estou procurando evitar na medida do possível.

É desculpa sim porque, ora bolas, todos nós temos as mesmas 24 horas diárias – todos! A diferença é o que eu, você e grandes personalidades do mundo fazemos com estas mesmas quantidade de horas. Eu entendo e compreendo que nem todo mundo tem a mesma vida, mas temos as mesmas horas diárias. Obviamente estou falando de quem tem uma vida normal, com saúde. Se você tem saúde, tem tudo.

Outro dia eu conversava com um amigo que dizia que era doido pra criar o hábito de leitura, mas não tinha tempo para ler um livro. Me confessara que já tinha tentado de tudo, mas sem tempo, o que fazer? Olhei pra ele e perguntei se ele poderia me emprestar o seu celular. Ele me entregou o aparelho, liberou com sua senha para que eu pudesse acessar e quando fui ao aplicativo que informa a quantidade de tempo de uso semanal, ele me informou que este meu amigo, até aquele momento, havia utilizado o smartphone por 8 horas e 43 minutos, só naquela semana. Entreguei o aparelho ao mesmo e disse: já pensou se tivesse utilizado este tempo em leitura? Daria mais que uma hora por dia, o que é bem significativo, especialmente para quem quer adquirir o hábito.

Então, não é o tempo que se tem, mas o que você faz com o tempo que você tem. Disciplina. Até quando você vai se bastar de desculpar para fugir do que precisa realizar?

design disciplina home office

Massa, agora sei que preciso me comprometer. Me dá algumas dicas de como ser disciplinado.

Cada um tem um estilo de vida e uma forma de viver. Tem os que já são disciplinados por natureza, temos os que aprenderam a ser disciplinados porque vieram de uma educação dentro da família ou escolar onde a disciplina era algo inegociável. Mas temos àqueles que nunca precisaram ou fizeram questão de viver de uma maneira mais organizada, digamos assim, até mesmo porque sempre tiveram quem realizasse as coisas por eles. E tudo bem também.

Eu posso sim dar dicas, mas saiba que os resultados são frutos de como você aplica a disciplina em sua rotina, pois é altamente individual. Não importa se você busca uma vida organizada ou o alcance de metas, a disciplina vai te ajudar e muito. Eu poderia descrever aqui umas dez dicas de como alcançar, mas o texto deste artigo ficaria muito longo, por isso, prefiro me ater a apenas duas que eu considero primordiais e essenciais:

Tenha uma rotina sustentável e planejada

A palavra rotina, infelizmente, é muito mal interpretada. Muitas pessoas acham que ter rotina é ruim, querem “fugir” da rotina, mas eu acredito que para fugir da sua rotina, você antes, tem que ter uma boa rotina. Confuso? Vou explicar.

Nem todo mundo tem uma vida de home officer, mochileiro ou empreendedor. A maioria das pessoas vive uma rotina normal de trabalho de segunda a sexta. Se a semana tem sete dias e cinco deles você passa acordando, trabalhando e voltando pra casa, este ciclo repetitivo precisa ser no mínimo organizado para até mesmo lhe sobrar tempo para as eventualidades e fugas da rotina.

Enquanto você se senta em frente a TV no domingo no fim da tarde, que tal pegar a sua agenda e dissecar a rotina semanal? Tente dormir uma hora mais cedo para levantar uma hora mais cedo para se exercitar, meditar ou orar, ler ou apenas tomar um banho e um café da manhã com calma antes de ir trabalhar, por exemplo. Tendo a sua semana planejada e organizada, você consegue por exemplo dizer alguns nãos a compromissos ou trabalhos que pode negar, mas não consegue.

Percebeu que agora com sua rotina organizada, você tem mais tempo para você mesmo e para pensar em suas próximas férias ou aproveitar melhor, de forma adiantada, um feriado prolongado? É isso que quis dizer com organizar a rotina para fugir da rotina.

Um bom planejamento anda de mãos dadas com a disciplina.

design meditacao disciplina

Ser disciplinado não é fácil, por isso, persista!

Hoje todos nós temos uma zona de conforto, seja ela pequena ou grande. Trabalhar a semana inteira, pegar trânsito, cuidar de filhos, pagar contas, problemas adversos, isso sem falar do momento pandêmico que o mundo passa… ufa, quanta coisa! Aos fins de semana tudo o que queremos é um momento de paz e sossego sem se preocupar com a segunda-feira, certo? Daí você lembra que precisa também “arrumar a casa”, listar coisas, ler, produzir, pedir, correr atrás… isso dá trabalho demais, ou seja, mais trabalho. Mas, a vida é assim mesmo, não é nada fácil. Dificuldades aparecerão o tempo todo e preciso sim aprender a conviver com isso. A disciplina é uma característica também das pessoas que optam por não desistir, este é o diferencial!

As pessoas disciplinadas traçam o caminho para as suas realizações através do planejamento e da organização de sua rotina. A persistência é mais um braço deste movimento. Persista no que você precisa fazer. Tudo bem, a motivação é essencial para que você comece a sua caminhada rumo ao sucesso, mas a motivação é apenas uma mola propulsora que te joga para o alto, mas não te mantém lá em cima. Do contrário, a disciplina á àquela voz que está li todos os dias no seu ouvido te dizendo que você tem uma tarefa a cumprir e algo importante a realizar.

Enfim, você não precisa ter nascido com um dom, você não precisa saber de tudo, você não precisa ter uma super condição, mas se trazer para sua vida a disciplina, você terá a característica principal para conquistas todos os seus objetivos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Alex Fleming

Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x