A embalagem do produto influencia a sua compra?

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Você ir até o supermercado, se encantar com a embalagem de um produto e levar por isso, sem nem ter a real necessidade de tê-lo em casa é mais que normal, né? Acredito que você já tenha passado por isso e eu também sou prova viva disso rsrsrs.

Em um episódio recente, eu estava fazendo compras no supermercado, passando pela seção de carnes congeladas, quando me deparei com uma caixinha de frango empanado. O formato era totalmente diferente das que eu normalmente vejo, uma caixa retangular ou bandeja, mas essa era retangular e em pé. Não só pelo formato fiquei atraída, mas pelo visual, bem mais clean e leve, que difere das embalagens amarelas com vermelho.

Essa é a embalagem que me atraiu! É da nova linha de produtos 100% natural da Seara, tudo novo para esse lançamento. 

embalagem seara

Eu achei que eles mandaram super bem nessa nova linha, estão seguindo a tendência de uma alimentação mais saudável, que prioriza os produtos mais naturais, deixando transparecer nas embalagens a procedência e os ingredientes.

Além de bonita, a embalagem também precisa cumprir outras funções. Como assim?

1) Função de proteção

A embalagem precisa proteger o produto durante o seu manuseio, transporte e estocagem. Não adianta ser linda, se é frágil e quando pegarem da prateleira desmontar e cair tudo no chão.

Isso não é apenas para o cliente, mas também para o funcionário responsável por receber, estocar e arrumar nos pontos de venda. Pode causar prejuízo para ambos os lados, o cliente desgostar do produto por conta das fragilidades e o funcionário gastar mais tempo tendo muito cuidado com o produto, que consequentemente reflete em sua produtividade.

2) Função de sustentabilidade

Fazer a embalagem de um produto e não pensar no material e forma de descarte tá fora de cogitação!

Diante das tendências e debates que constantemente vemos, se faz muito necessário estudar e desenvolver uma embalagem que necessita de menos materiais agressivos para o meio ambiente, além de dispor bem as informações de descarte, possibilitando ao consumidor saber a forma correta de eliminar após o uso.

Isso é um diferencial para as empresas e agrega valor à marca!

3) Função de comunicação 

A embalagem precisa passar as informações do produto para o cliente, é necessário saber dispô-las de forma correta, visto que também existe uma legislação para isso, e funcional.

Tem que pensar na forma como o consumidor vai olhar o produto no ponto de venda, ele precisa ser atrativo e as informações estarem claras para que ele possa entender o que é, a principal função e os diferenciais.

Lembre-se nada é por acaso, tudo deve ser pensado para chamar a atenção!

Por que defender uma boa composição? Baseie-se em dados!

Uma pesquisa realizada pela Quicksprout em 2019 mostrou que ao comprar novos produtos, os consumidores são influenciados pela aparência visual e que são atraídos até 90 segundos depois da visualização inicial. Cerca de 85% do público coloca a cor como o principal motivo para a compra do produto.

Além disso, de acordo com pesquisa divulgada pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), no ano de 2019 alguns setores apresentaram crescimento na produção de embalagem, como alimentos, bebidas, fumo e eletrodomésticos.

É legal a gente ficar por dentro das informações, pois servem de defesa na hora de algum debate ou apresentação da proposta.

Trabalhe também o marketing!

É válido destacar que além de uma embalagem ter tudo do que coloquei acima, se faz muito importante também trabalhar o marketing do produto, ou seja, traçar uma estratégia de comunicação para o lançamento e divulgação recorrente.  

Uma comunicação eficiente no meio online e offline contribui para o consumidor identificar de forma mais rápida o produto no ponto de venda.

Passe a olhar as embalagens de uma forma diferente, observe os detalhes, informações, formatos… Mas nada de ficar neurótica! rsrsrs

Tem alguma embalagem que acha interesse e quer compartilhar comigo? Deixe seu recado nos comentários e vamos conversando!

Até a próxima :* 

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

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