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Festivais de músicas viram palcos para ações de live marketing

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

As ações de live marketing têm roubado a cena nos eventos, se mostrando tão ou mais importante que as atrações musicais. Você já percebeu isso?

Em vista da quantidade de informações que as pessoas recebem diariamente, não conseguimos guardar todas elas e por isso as empresas estão em busca de alternativas para chamar atenção do consumidor, como investir em ações de live marketing. Através das novas tecnologias o consumidor ganhou voz e se tornou ainda mais capaz de opinar e influenciar outras pessoas.

A fim de trazer uma experiência única para o consumidor, valorizando suas necessidades e ponto de vista, as empresas estão investimento em ações de live marketing. É possível perceber o amplo investimento em festivais de música, como Rock in Rio e Lollapalooza, uma alternativa para se diferenciar da concorrência. Isso contribui para que o consumidor adquira o produto por uma questão de representatividade e status.

O Rock in Rio já faz parte do planejamento de muitas empresas, elas querem se aproximar do público do festival, especialmente os jovens, além de associar a marca à música e ao grande evento. Além disso, tem sido recorrente nas últimas edições os ingressos se esgotarem antes das pessoas saberem das atrações musicais, isso porque não é apenas um festival de rock, mas um projeto de comunicação focado em experiência e na memória afetiva.

As marcas estão disputando espaços nos eventos não para expor vantagens do produto através de um banner ou simples estande, mas para oferecer experiência e promover interações para seu público.

Quem começou com isso?

Desde 2011 o Itaú participa do Rock in Rio e a partir desse ano, 2013, 2015 e 2017, se torna patrocinadora oficial do evento. Ela se destaca por promover experiências diferentes com live marketing que não sejam vender um serviço bancário.

Na última edição ficou marcada pelos espaços de experiência, a arena, mockup de fone de ouvido e roda gigante.

O primeiro era um palco alternativo aos originais do evento, que trouxe cantores do estilo pop nacional como Pabllo Vittar, Dream Team do Passinho e Raimundos.

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E o segundo é um espaço “instagramável”, em que as pessoas aproveitavam para tirar fotos, mas que também tinha uma função, tocar as músicas da playlist do evento. Por último, e não menos importante, a roda gigante. Uma atração que se repete desde 2011, mas que ainda transmite emoção ao usuário.

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Outras empresas como Heineken, Sky e Doritos deram um show nas ativações com live marketing ao longo desses anos no evento. Vale a pena conferir!

O Festival Lollapalooza também é palco de grande ativações

Não é só o Rock in Rio que é destaque, o festival Lollapalooza é um outro exemplo de evento em que ações de live marketing têm sido exploradas. Mesmo que de forma mais tímida que no Rock in Rio, nesse ano apresentou recorde de patrocínios e apoiadores. Além de trabalhar com ações dentro do festival, buscou-se levar o festival para fora do espaço, através de ações pré-evento.

A exemplo da Doritos que criou uma campanha no Twitter com um Hashtag. Os participantes deveriam interagir através da #PlayForTheBold no qual deveriam contar uma loucura que fez pelo seu ídolo das bandas do festival. Os vencedores ganharam hospedagem no hostel exclusivo, criado pela Doritos, na Vila Mariana.  

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É uma nova vertente que tem sido explorado: promover o evento antes dele acontecer com ações de experiência que possuem uma ligação e continuidade no dia do evento.

As vezes nem se damos conta que estamos interagindo com a marca de uma forma totalmente diferente do convencional e ficamos apaixonados, né?

Imagino que você já se pegou dessa forma. Então, conta como foi e o que achou.

Até a próxima! 🙂

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