Notion Master Backoffice Template
Notion Master Backoffice Template

Mashup. Uma mistura criativa!

arte-mashup-aviao-capa|arte-mashup-andersonthives|arte-mashup-anuncios|mashup-step-mennamy-01|mashup-step-mennamy-02
Alex Fleming

Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Mashup é uma mistura criativa de formas, tons, sons e tudo o que sua criatividade mandar. Unindo os elementos corretos, sua arte será sucesso absoluto!

Você já ouviu falar em mashup? Se ainda não ouviu falar, fique tranquilo porque é de boa. Mashup é basicamente uma mistura criativa de diversos elementos. O resultado dessa mistura gera um outro elemento tão ou mais bonito que cada separadamente. Ele pode ser aplicado em seu projeto de design e também em trabalhos artísticos.

Existem vários tipos de mashup. Na música, é possível unir canções diferentes, mas com elementos em comum que no final dá uma nova e bela música. Nessa mistura são realizadas transposições vocais, de instrumentos e trilhas que se combinem da melhor forma. Aí você me pergunta sobre direitos autorais. Bom, isso é variável. Tem a ver com a legislação de cada órgão competente de cada país. Cada órgão tem a liberdade de gerir e fiscalizar conforme achar mais apropriado.

É possível realizar essa ação também em elementos de vídeos, colagem, edição de áudios comerciais, enfim, é um leque gigantes de possibilidades. Um lugar mestre de encontrar esse tipo de mashup são os vídeos de Youtubers que inserem em seus conteúdos pitadas de outros vídeos para dar uma ilustrada e, por que não, uma valorizada no material.

Um exemplo de mashup em estilo musical é um grande sucesso que rodou por essas bandas tupiniquins. Por perto dos anos 90, quando ainda não existiam as famosas plataformas de streaming, redes sociais e aplicativos de mensagens como nosso indispensável WhatsApp, rolou por aqui o álbum Jive Bunny and the Master Mixers.

Diga-se de passagem, foi um belo álbum que uniu algumas das mais famosas músicas dos anos 50 e 60 e deu um brilho a mais com suas trilhas dançantes e também com uma bela dose de mashup misturando todas elas. A ideia inicial para este projeto veio de Les Hemstock e do DJ Mastermix. Mas foi Andy Pickles que tocou o projeto.

Outro dia estava eu pesquisando sobre mashup e apareceram diversas referências virtuais. Mas, atente-se ao dito no início do artigo. Mashup é mistura e as colagens são outro tipo diferente, e interessante, de trabalhos artísticas que abordam essa técnica.

A colagem é bem antiga. Há inclusive registros na Grécia antiga. Eram utilizados materiais e texturas de diversos tipos e origens para criar obras ou novas imagens, o que acontece até os dias atuais. Grandes artistas conhecidos por nós como Pablo Picasso já utilizarem essa técnica em suas obras. Aqui mesmo no blog, nós já citamos o cubismo que é um estilo de pintura que também permite a liberdade de explorar a colagem a vontade.

Temos um tremendo artista que sabe explorar bem este tipo de mashup. Veja abaixo alguns exemplares da obra de Anderson Thives que utiliza, entre outros materiais, jornais e revista na concepção do seu trabalho com uma pega pop art muito bacana:

arte-mashup-andersonthives

Conheça mais sobre Anderson Thives e seus trabalhos em www.andersonthives.com

Mashups são bem simples de compreender e ainda mais simples de serem trabalhados. Observe, é simples, mas para que seu trabalho seja realmente bem apreciado, é preciso abusar bastante da criatividade. E quando a ferramenta principal é a sua criatividade, não há limites. Ele pode ser uma montagem complexa ou mais simplificada. O mais importante no fim das contas é a mensagem que você pretende expressar em seus trabalhos autorais ou profissionais.

Na publicidade não é diferente. Separamos alguns exemplos bem bacanas de mashup aplicados em anúncios publicitários de grandes marcas:

arte-mashup-anuncios

“Uma imagem vale mais que mil palavras.” – Confúcio.

A frase citada acima é do pensador e filósofo chinês Chiu Kung, mas também comumente conhecido com Confúcio. Esse ditado, ou praticamente um provérbio chinês, significa a facilidade de compreender alguma situação ou evento através de recursos visuais, ou seja, imagens ao invés de utilizar uma centena de palavras. Na minha humilde opinião, acredito que ele tenha lançado esse pensamento porque definitivamente algumas imagens nos tiram o fôlego e as palavras, literalmente.

Entrando agora na séria série, que tem como título a frase de Confúcio “Uma imagem fala mais que mil palavras”, separamos alguns mashups de fotografia para você se deliciar e adotar como fonte de inspiração criativa.

mashup-step-mennamy-01

mashup-step-mennamy-02

A ordem é ser criativo. O mashup é apenas mais uma técnica. Que tal utilizá-la em seu próximo job? ;-)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Assuntos abordados

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x