O Pinterest faz parte das suas estratégias de redes sociais?

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Paola Mariano

Paola Mariano

Publicitária com foco em marketing digital, conteúdo e planejamento pra redes sociais, metida a querer empreender, no mercado há 9 anos. Brindo a vida e os momentos sempre que dá, vivo no mundo da Lua, com uma boa cerveja, um bom vinho, comida boa, muitas leituras e a vontade que nunca morre de viajar por esse mundão de meu Deus!

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Pinterest, talvez você tenha passado por lá uma vez num dia desses ou, pode ser que você seja um usuário engajado e tenha mais de 10 álbuns por lá, com receitas de jantares que você espera um dia fazer pros amigos, ou com dicas de como fazer uma decoração na sua casa com as suas próprias mãos.

O fato é que, você já pensou nele como uma ferramenta para estar presente em suas campanhas de presença digital? Você inclui o Pinterest nas suas estratégias de redes sociais?  Se a sua resposta é não, te convido a conhecer um pouco mais sobre ele.

Para começar, caso você não faça a menor ideia do que é, o Pinterest é um mural pessoal de ideias e interesses. Nele você compartilha imagens e vídeos de forma organizada, ou seja, você cria painéis que podem ser separados da maneira que você preferir, como por tema, cor, estilo e etc.

Esse conteúdo que está disponível pode ser seu, caso você faça upload de suas imagens, ou de algum dos milhões de usuários que estão ali, inclusive empresas.

Você cria os seus próprios boards, segue usuários ou apenas painéis específicos e tem acesso a imagens dos mais diversos temas.

Veja bem, estamos falando de uma rede social que com apenas 9 meses de vida, bateu a marca de 10 milhões de usuários e conseguiu o título de site que teve um crescimento mais rápido na história dos EUA. Mas ele não parou aí, a empresa vê hoje que mais da metade dos usuários que acessam o Pinterest são de fora do país. Até setembro de 2017, 200 milhões de usavam o serviço do site todo mês. Quando falamos de Brasil, o Pinterest afirma que somos um dos mercados com mais rápida expansão ao redor do mundo.

Bom, agora que está situado podemos continuar. Todos esses dados de acessos são ótimos pra criar um plano de posicionamento, mas é impossível conquistar a atenção do usuário com bilhões de imagens disponíveis no Pinterest, certo?

pinterest-voce-esta-erradoÉ aí que entra o seu diferencial, o Pinterest é uma rede social tida como pessoal, aquele lugar que você guarda as imagens que representem o seu estilo ou que te atraiam de alguma forma, por isso o design precisa agradar, atrair. Aqui vão algumas dicas pra incluir essa rede social na sua vida a partir de agora:

  • Conte histórias, fale sobre os produtos: criar um board contando a história da sua empresa, mostrar quem você é através de imagens pode ser uma boa maneira de criar proximidade e identificação com o seu negócio. Tenha em mente que o Pinterest é uma rede social totalmente visual, por isso o design é extremamente importante.
  • Crie conteúdo próprio: é extremamente importante que o conteúdo seja relevante e seu. Lembre-se, estamos falando de bilhões de imagens, ninguém quer ver mais do mesmo.
  • Fique atento ao SEO: fique atento as regras de posicionamento, estar atento a títulos, descrições, nome nas imagens garantem um bom posicionamento no ranking do Google, como em todo ambiente web.
  • Use as categorias já existentes: utilize as principais categorias do Pinterest para criar seus painéis, como design, arte, moda e outros, mas não se esqueça que todo o conteúdo precisa estar de acordo com o seu negócio.
  • Siga perfis: procure perfis que se assemelhem ao seu, tenha uma base, pegue referências.

Essas são algumas dicas pra você incluir essa rede social que é a xodó de muitos brasileiros (inclusive eu), dê uma olhada, analise como funciona, fique apaixonado e depois volte pra contar pra gente. E você que já usa, conta pra gente como o Pinterest faz parte das suas estratégias?

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