Você sabe pedir um orçamento e escolher o fornecedor certo?

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Você já deve ter tido a necessidade de pedir um orçamento de impressão, brinde ou estrutura para sua empresa ou cliente. Sentiu alguma dificuldade? Foi bem atendido? Existem alguns critérios que devemos levar em consideração na hora de pedir um orçamento e escolher o fornecedor. 

Trabalhando em agência de publicidade e propaganda a alguns anos, atendendo clientes, percebi a demanda por produção, seja gráfica, por brindes, estrutural e entre outros. Em algumas agências existe um setor chamado “produção”, que é responsável por cuidar dos orçamentos e acompanhar o status do material quando o pedido é realizado. Quando esse setor não existe, o atendimento fica responsável. 

Mas se o cliente ou você mesmo não tem ninguém para ajudar, é hora de aprender! Vamos começar pela parte de como pedir um orçamento. Muita vezes o erro já começa na hora de solicitar, pois podem faltar algumas informações primordiais. O que também é uma falha do comercial em não perguntar e explorar mais detalhes para enviar um orçamento completo.  

Vou passar alguns pontos importantes que você deve ficar atento na hora de pedir um orçamento. 

1- Material

Explique que tipo de material você quer que seja produzido. Também é possível pedir indicação, se estiver com dúvida ou não saber o melhor recurso para produzir o material a gráfica ou o fornecedor podem te ajudar. 

2- Formato

Deixe clara as dimensões do material; se tem páginas; é só frente ou frente e verso;  

3- Colorido ou preto e branco 

Informe se o material é colorido ou preto e branco, chamamos de 4×4 quando a frente e verso são coloridos, 4×1 frente colorida e verso com 1 cor e 4×0 frente colorida e verso sem impressão. 

4- Acabamento

É muito importante informar se o material tem alguma laminação, verniz localizado, se tem dobra, faca especial… pois isso tudo interfere no valor final  

5- Quantidade

Não menos importante, mas super necessário é informar a quantidade do material que você precisa. Assim você conseguirá ver se a produção será viável, se vale a pena aumentar ou reduzir a quantidade e até mesmo comparar preço entre os fornecedores.

Lembre-se: não deixe de passar as informações que você tem, é muito importante para ajudar o orçamentista. E se puder enviar o material para que seja analisado também é uma boa, mas se não, tente enviar uma referência. 

Agora que você já sabe como pedir um orçamento, depois de receber o retorno das opções, é hora de escolher o fornecedor. Então vou falar de alguns pontos importantes, que vão além do preço e devem ser observados. 

Quando receber um orçamento fique de olho nos seguintes pontos: 

1- Prazo de entrega

É importante deixar claro para quando você precisa que o seu pedido seja entregue. Deixe sempre uma folga de tempo, pois alguns imprevistos podem acontecer, sejam eles de produção ou transporte. 

Pergunte ao responsável quantos dias de produção e quantos de entrega, pois isso varia de acordo com a quantidade do seu material e número de pedidos que a fábrica ou gráfica está no momento. 

Não confunda o prazo de dias úteis com corridos, isso faz uma grande diferença!

2- Opções de envio/frete 

Verifique se o frete já está incluso no valor final do pedido ou será cobrado a parte. Entenda as opções oferecidas, se é Correios, transporte rodoviária ou aéreo. Isso pode influenciar no tempo de entrega e nos valores finais. 

Vale a pena analisar o quanto de pressa você tem para receber o material e se o valor do tipo de transporte selecionado vale realmente a pena! 

3- Formas de faturamento/pagamento

É importante verificar as formas de pagamento e o tempo de faturamento que o fornecedor trabalha e veja se também é conveniente para você, se não tente negociar.  

4- Veracidade do CNPJ 

Faça uma busca pelo CNPJ da empresa, veja se a situação está realmente regular pelo site da Receita.

5- Comentários nos sites de busca

É interessante colocar o nome da empresa nas redes sociais, buscadores e sites de reclamação para ver  mais detalhes sobre ela e ler os comentários que fizeram.

6- Atendimento ao cliente 

E não menos importante, o atendimento a você (cliente), agilidade em responder, confiança em passar todas as informações e atenção em responder as dúvidas.

Espero que essas dicas ajude a você, se alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe comigo nos comentários!

Obrigada pela leitura! <3 

Até o próximo artigo…

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

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