7 Usos do Photoshop em Fotografias de Moda

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O uso de Photoshop em tratamento de fotografia de moda vez ou outra causa polêmica. Veja o que geralmente é tratado para que elas sejam publicadas.

As fotos de moda raramente mostram a verdade completa sobre os corpos que exibem e isso não é segredo. Claro que o tratamento de fotografia é muito importante e talvez não incomodaria tanto se fosse apenas restrito a modificações de cores ou correções leves de pele ou de luz, mas o que se percebe é que a busca pela perfeição física é reforçada a cada “pincelada” de Photoshop em modelos, deixando-as com um corpo, rosto e até cabelo que não é o delas. Os acabamentos não são feitos por uma questão de conceito ou para a melhora da composição das imagens e muitas vezes chegam a ser um pouco cruéis com o público, através de toda uma reconstrução de algo que não é verdadeiro.

O questionamento é: o que realmente precisa ser “consertado” nas fotos? Essa é uma discussão que vem sendo feita cada vez mais, e inclusive tem mudado a forma que algumas empresas se apresentam ao público – vide campanhas como da Dove que têm mostrado a beleza real de mulheres. Talvez valha a pena refletirmos o que pode verdadeiramente prejudicar uma campanha e o que é natural, bonito e não reforça padrões de beleza, pois nem tudo necessariamente é um defeito, certo?

Bom, pensando nisso tudo, veja aqui sete reparos que geralmente são feitos nas fotos de moda:

1. Pele

Cor da pele vermelhidão

Desde a vermelhidão até marquinhas quase invisíveis – sardas, pintas, olheiras, acne, poros, enfim… tudo é removido para que uma pele de porcelana seja percebida imediatamente.

2. Dobras, rugas e tons de pele

Tonalidade da pele e dobras

Quando mexemos nosso corpo ele faz dobrinhas, mas na fotografia de moda, aparentemente isso é quase proibido. Todas as dobras e rugas são retiradas, deixando um aparência quase plástica e irreal. O tom da pele muitas vezes é clareado.

3. Olhos e lábios

Olhos e lábios

O retoque pode ir desde as cores até no formato super perfeito de lábios, sobrancelhas e olhos.

4. Cores dos dentes e formato do rosto

Formato de rosto e cor dos dentes

Como qualquer coisa pode ser considerada defeito, é muito comum que as cores dos dentes seja modificada para uma cor mais clara. O formato do rosto, que também pode ser visto em outras imagens, pode sofrer alterações.

5. Cabelos

Volume dos cabelos

Cabelos ganham ou perdem volume instantaneamente, assim como mudam de cor e ganham adereços.

6. Cintura e quadris

Emagrecimento cintura quadris

Nesta foto até a modelo plus size perdeu um bocado de suas curvas.

7. Maquiagem

Limpeza da pele e maquiagem

Essa é a ilusão de uma maquiagem perfeitamente conceitual. Mesmo que quem tenha feito a maquiagem (na modelo de pele perfeita) tenha sido um maquiador extremamente profissional e ainda tenha sido feito o uso de maquiagens de altíssima qualidade, em algumas situações isso não é o suficiente. Se você está tentando copiar o look de algumas fotos e está difícil, acredite: é bem provável que tudo tenha sido feito digitalmente.

Conta pra gente: qual a sua opinião sobre o tratamento de fotos? O que precisa ser feito e o que pode ser dispensado?


Fonte:
Fashionising

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Luisa Mollo

Luisa Mollo

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x