Simetria e assimetria: use ao seu favor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Simetria e assimetria são itens que fazem parte dos princípios básicos do design. Vem ver como podemos usar essas ferramentas pra ter projetos melhores.

Por serem princípios básicos do design, é possível aplicar simetria e assimetria em tudo quanto é projeto: layouts de sites, revistas, livros, embalagens, ilustrações, fotografias, cartazes, logotipos, enfim… Até em decoração de ambientes, arquitetura e roupas conseguimos ver o uso de simetria e assimetria. Mas para não ficar uma “conversa” muito longa, vamos nos ater apenas a projetos que tenham textos e imagens.

Simetria

simetria-assimetria-bolas_Prancheta-1-cópia-2Simetria é obtida a partir de um eixo ou de um ponto, em que vemos os lados iguais ou praticamente iguais. A simetria é agradável aos nossos olhos, nos apresenta perfeita harmonia, porque muitas coisas são naturalmente simétricas – o nosso corpo, por exemplo.

simetria-assimetria-homem-vitruviano

É verdade que há um certo conforto visual quando falamos em simetria, mas não é por isso que precisa ser algo monótono. A simetria é sinônimo de estabilidade e equilíbrio, por isso vemos muitos layouts mais tradicionais usando apenas as informações centralizadas. Apesar de isso não classificar o design como tedioso, podemos usar a simetria sem cair nessa cilada que é um projeto cômodo e sem risco ou dinamismo.

Olhe alguns exemplos:

simetria-assimetria-anuncio-all-you-need-simetricosimetria-assimetria-logo-starbuckssimetria-assimetria-logo-thrift-simetricosimetria-assimetria-revista-simetricosimetria-assimetria-logo-03-simetricosimetria-assimetria-cartaz-poster-alex-sullivan-simetricosimetria-assimetria-ilustração-simetrico2simetria-assimetria-cartaz-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-a-letra-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-new-york-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-esquire-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-art-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-god-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-weekend-simetricosimetria-assimetria-capa-financial-revista-simetricopaisagem-cidade-simetria-sam-wermut-553309-unsplash copiar

Assimetria

A natureza também é cheia de assimetrias e para layouts ou projetos assimétricos não devemos apenas colocar os elementos jogados de qualquer forma, mas devemos buscar a elegância e a coerência através dos elementos que temos. Deve ser um caos de certa forma organizado. A proporção dos objetos e o espaço entre eles devem ser distribuídos de maneira que a estética seja harmoniosa. Aqui devemos contar com nossa intuição, por isso é importante que tenhamos um repertório visual – que construímos com o tempo e muita pesquisa – e com os testes veremos o que funciona e o que não funciona em cada projeto.

A assimetria confere uma dinâmica no layout e faz nossos olhos passearem pelo layout ou pelo logotipo. Essa dinâmica é totalmente diferente da simetria, veja:

simetria-assimetria-site-assimetricosimetria-assimetria-logo-monier-assimetrico cópiasimetria-assimetria-site-assimetricosimetria-assimetria-logo-assimetrico-fantasimetria-assimetria-cartaz-poster-assimetricosimetria-assimetria-logo-03-assimetricosimetria-assimetria-cartaz-poster-alex-sullivan-assimetricosimetria-assimetria-ilustraçao-assimetrica-henn-kimsimetria-assimetria-cartaz-eyes-assimetricosimetria-assimetria-capa-form-revista-assimetricosimetria-assimetria-carta-do-editor-assimetricosimetria-assimetria-error-assimetricosimetria-assimetria-capa-revista-new-york-assimetricosimetria-assimetria-capa-metro-revista-assimetricosimetria-assimetria-cartaz-assimetricasimetria-assimetria-capa-livro-neruda-assimetricosimetria-assimetria-capa-eye-revista-assimetrico-cmyksimetria-assimetria-capa-livro-hunger-games-assimetricoNenhuma das duas ferramentas é melhor do que a outra, mas elas podem passar a mensagem errada se empregadas no projeto errado. Nos dois casos, é possível ter harmonia, equilíbrio, dinâmica, beleza… e o uso correto de objetos sangrando, espaços em branco, contrastes de cores, de tamanhos e de formas para ter um bom resultado é necessário, isso vai ajudar o seu trabalho a ficar mais rico.

E você, tem algum projeto que tenha sido elaborado a partir da simetria ou assimetria? Conta pra gente![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Luisa Mollo

Luisa Mollo

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.

Deixe seu Comentário!

intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES