Como organizar as finanças de forma prática utilizando aplicativos de controle financeiro

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A maior desculpa do ser humano para não organizar suas finanças é a falta de tempo, porém, agora isso se torna ainda mais absurdo já que os aplicativos de controle financeiro chegaram para facilitar esse processo, deixando a organização mais rápida e prática.

Sempre costumo dizer que o melhor método de organização financeira é aquele que você pratica, seja ele um simples caderninho de controle de caixa, uma planilha cheia de fórmulas ou um aplicativo no celular que permita a você ter todas as suas informações na palma da mão.

O mais importante de tudo é que o seu método de controle financeiro funcione pra você. Portanto, experimente os 3 tipos e escolha o que mais combina com seu estilo e que te ajudará a manter uma organização consistente nas suas finanças, pois a consistência é o mais importante para quem quer crescer financeiramente

Por que organizar as finanças?

Saber FAZER, ORGANIZAR e MULTIPLICAR o dinheiro é o tripé que irá sustentar a construção da sua independência financeira. Quanto mais dinheiro você fizer, ou seja, quanto mais diversificadas forem as suas fontes de renda, maior será o seu fluxo de caixa – o que te permitirá um maior acúmulo de patrimônio – e menores serão os riscos de você ficar sem nenhuma renda.

Já os quesitos organização e multiplicação serão fundamentais para que você tenha controle do seu dinheiro e forme seu patrimônio mais rápido, acelerando a conquista da sonhada independência financeira, mais conhecida como viver de renda. E é nesses dois aspectos que um bom aplicativo de controle financeiro vai ajudar você.

Quais as vantagens de usar aplicativos de controle financeiro?

Atualmente, temos diversos aplicativos de controle financeiro no mercado, como por exemplo: Guia Bolso, Mobills, Organizze, Minhas Economias e o Meu Dinheiro, que é o aplicativo que tenho utilizado e tem me mostrado algumas vantagens frente aos outros, principalmente pela facilidade e praticidade, pois além de organizar receitas e despesas, também conseguimos acompanhar os investimentos. O que até o momento em que escrevo esse post é uma funcionalidade que não vi em outros aplicativos, a não ser no Meu Dinheiro.

Uma outra vantagem que vejo é a opção de utilizá-lo tanto no celular como também no computador ou notebook, o que flexibiliza ainda mais o uso desse sistema.

Para se ter uma boa organização financeira é importante incluir no seu orçamento todas as suas receitas mensais – entradas de dinheiro – assim como todas as suas despesas mensais – que são as saídas de dinheiro – e ainda destinar uma parte dessa receita para os seus investimentos.

Diante disso, uma vantagem no uso do aplicativo é poder lançar não só as despesas do mês atual como também as despesas futuras, pois além de te permitir visualizar as projeções futuras, ainda pode ajudar os “esquecidinhos” a poupar dinheiro com juros e multas por atraso, com a possibilidade de ativar lembretes nas datas de vencimento dos boletos.

Como organizar as financas de forma pratica utilizando aplicativos de controle financeiro meu dinheiro telas

Como organizar as finanças?

Uma dica importante para te ajudar a manter suas finanças organizadas e seu dinheiro sob controle é estabelecer metas financeiras mensais para o seu orçamento, tanto para despesas, quanto para receitas e principalmente para os investimentos.

No caso das despesas variáveis como por exemplo: alimentação, transporte, lazer… Estabeleça uma meta quinzenal ou semanal, para cada área de gastos, assim você terá um domínio maior do seu orçamento. Nesse caso, o aplicativo Meu Dinheiro também pode facilitar sua vida, pois há uma área específica pra você estabelecer todas essas metas financeiras.

O que sempre indico às minhas alunas é que planejem o orçamento mensal sempre no finalzinho do mês anterior para já começar o mês com uma projeção financeira e sabendo exatamente quanto dinheiro vai para cada área. Esse planejamento não demora muito, geralmente eu levo cerca de 40 minutos pra checar as finanças do mês que está terminando e planejar o próximo mês todo. Ainda mais utilizando aplicativo, o que torna todo o processo bem mais rápido.

Fazendo esse planejamento, basta acompanhar semanalmente para ter certeza se o que foi planejado está fluindo corretamente, e pra isso você vai gastar em torno de uns 20 minutos por semana. Ou seja, dá pra manter seu dinheiro sob controle e as contas em dia sem gastar mais do que 2 horas por mês pra isso.

Então, se você achava que organização financeira é algo demorado e que você não tem tempo pra isso, sinto dizer, mas não é falta de tempo, é falta de prioridade. O quanto você realmente quer evoluir financeiramente?

Como construir sua independência financeira

Por fala em evoluir, uma parte muito importante do processo de construção da independência financeira é a multiplicação do dinheiro. Investir deve ser sua prioridade!

Acredito que o ato de investir primeiro vai muito além da teoria do “se pagar primeiro”, na minha opinião, quando a primeira coisa que eu faço com meu dinheiro é investir eu estou dizendo para o meu inconsciente o quanto eu priorizo a minha segurança e o meu futuro, é como provar pra mim mesma que sou a prioridade na minha vida, que cuido bem de mim e do meu futuro.

Isso faz toda diferença pra mim, porque inconscientemente começa a ser gerada uma energia, disposição e motivação para me manter consistente no meu objetivo de fazer, organizar e multiplicar o meu dinheiro até conquistar minha independência financeira. Se você ainda não faz isso, eu te aconselho a experimentar por alguns meses e você vai começar a ver os resultados e não vai mais parar sua evolução financeira.

Para quem está começando a investir ou já investe e quer ter mais praticidade na hora de analisar seus investimentos e checar o crescimento do seu dinheiro de forma prática e rápida no próprio aplicativo de controle financeiro, o uso do aplicativo Meu Dinheiro pode ser uma excelente opção, pois nele você consegue organizar a parte de investimentos também.

Dá para avaliar a evolução patrimonial, a rentabilidade e ainda organizar as ordens de compra e venda dos ativos, o que facilita muito a sua vida na hora de fazer sua declaração de imposto de renda.

Na hora de escolher seus investimentos é importante contemplar 3 áreas fundamentais para se manter consistente nos investimentos: 

Priorizar a formação da reserva de segurança inicialmente vai te trazer tranquilidade para seguir com a construção da sua independência. Mantenha a reserva em um investimento com segurança e liquidez diária. (Eu falo mais sobre isso aqui!).

Contemple também os investimentos de longo prazo, para desfrutar no futuro. São eles que farão a maior parte do progresso ao longo do tempo, sendo atores principais no acúmulo de patrimônio. 

Além disso, não esqueça dos investimentos focados em realizar seus objetivos ao longo do caminho. Essas conquistas farão sua jornada mais divertida e gratificante. Afinal, precisamos nos manter motivados para continuar no caminho de forma consistente.

Como organizar as financas de forma pratica utilizando aplicativos de controle financeiro meu dinheiro telas 2

Planos são feitos para serem aprimorados

Organizar suas finanças e planejar o futuro financeiro que deseja é o passo fundamental, mas analisar o que está acontecendo ao longo do caminho, potencializar os acertos e corrigir os erros é o que acelera os seus resultados.

Não existe vida financeira perfeita, existem apenas pessoas fazendo o seu melhor a cada dia para conquistar seus objetivos financeiros e quando você for checar seu orçamento mensal, se perceber que algo não saiu como o planejado: NÃO DESISTA, APRIMORE O PLANO. 

Seja constante em planejar, executar, analisar e aprimorar o que não saiu como o planejado.

E se você gosta de organizar suas finanças de forma prática e digital, dentre os aplicativos de controle financeiro que eu conheço, eu destaco o Meu Dinheiro. Disponível para IOS e Android, vai te ajudar muito nisso, pois as informações são editáveis e você pode ajustar e melhorar seu planejamento financeiro sempre que necessário.

Só não esqueça que planos foram feitos para serem aprimorados. Sempre!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Juliana Castro

Juliana Castro

Consultora financeira especialista em finanças para mulheres. Apaixonada por ajudar mulheres a conquistarem uma vida mais próspera, ensinando de forma simples e prática como dominar as finanças e começar a investir pra realizar seus sonhos. Curto um café, viagens e bons amigos!

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x