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Como desenvolver uma atitude positiva no ambiente de trabalho e suas vantagens

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Nayara Soares

Nayara Soares

Não bebo café nem sou designer, mas vim dar pitaco aqui assim mesmo. Prazer, Nayara! :) Redatora publicitária de formação e prática, me embrenhei no mundo das mídias sociais quando o Twitter ainda era tudo mato. Sou LDS, mineira, emigrante radicada na Califórnia (mas #prefirovilavelha) e casada com um doido aí que eu conheci no Tinder.

E se de repente você ganhasse a Espada Justiceira e tivesse acesso a uma visão além do alcance, expandindo sua mente e enxergando novas possibilidades? É exatamente isso que uma atitude positiva pode fazer por você.

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Muita gente pensa em sorrisos e pensamentos positivos quando uma pessoa de atitude positiva é mencionada. Mas a verdade é que o significado vai muito além e pode trazer resultados incríveis pra sua carreira e pra sua vida.

Uma atitude positiva pode não ser uma característica inata, mas como todo bom hábito, pode ser criada e nutrida até se tornar tão natural que vai permear sua vida constantemente e mudar seu mindset. E se você precisa de um empurrão pra considerar uma mudança de atitude, aqui vão 5 das muitas!

1 – Uma atitude positiva vai te ajudar a ser mais saudável

Trabalhar com altos níveis de estresse pode deteriorar sua saúde como um todo e aumentar as contas médicas sem necessidade. Essas ondas de estresse diário desgastam o seu físico, especialmente seus sistema imunológico. Uma atitude positiva pode te ajudar em muito a controlar esse processo de deterioração.

2 – Torne-se um exemplo a ser seguido

Pessoas têm a tendência natural de evitar negatividade e serem atraídos por positividade. Sua atitude positiva no ambiente de trabalho vai permitir que seus colegas se sintam mais confortáveis em sua presença inclusive confiando a você suas dúvidas e buscando por conselhos. Você rapidamente pode se tornar um modelo a ser seguido e um aliado dos membros da sua equipe, o que pode ser visto como uma excelente qualidade pelos seus superiores.

3 – Contagie o ambiente com positividade

Sua atitude positiva vai acabar se refletindo nas pessoas ao seu redor. Ninguém quer ser negativo e pessimista quando todo mundo é otimista. Você vai ser um exemplo e eventualmente criar um time inteiro de profissionais com ótima atitude. A produtividade de todos vai aumentar e a empresa consequentemente terá sucesso junto com seus colaboradores – inclusive você!

4 – Assuma a liderança

Depois de se tornar o exemplo da sua equipe, naturalmente seus supervisores notarão que você tem qualidades de liderança. E os seus colegas responderão bem à sua liderança te levando a receber mais projetos e responsabilidades. Esse é mais um degrau alcançado na sua carreira dentro da empresa.

5 – Seja o próximo na fila para uma promoção

Em uma pesquisa feita no Linkedin, 36% dos profissionais concordam que uma atitude positiva é a qualidade mais importante que empregadores procuram em candidatos para preencher uma vaga. Da mesma forma que recrutadores buscam por essa qualidade em novos empregados, seus supervisores também buscarão essa característica nos candidatos a uma promoção.

Uma atitude positiva no ambiente de trabalho demonstra que você pode encorajar seus colegas a resolver desafios e trabalhar diligentemente para alcançar os objetivos da empresa. Como parte da equipe, você já terá demonstrado aos seus superiores que está pronto para assumir um novo cargo e ter um ponto a mais na sua conta. Ou seja, tudo o que eu disse se resume também em mais dinheiro no seu bolso.

Beleza, agora você sabe o porquê de ter uma atitude positiva no ambiente de trabalho.

Mas por onde começar todo esse processo?

Primeiro, esteja sempre perto de pessoas positivas.

Aquela história de “diz-me com quem tu andas que direi quem és” é muito mais séria do que você pode imaginar. Não só no ambiente de trabalho, mas na sua vida pessoal, busque sempre por amizades e relacionamentos positivos que vão te ajudar a enxergar a vida do lado colorido.

Segundo, controle suas palavras.

Linguagem ofensiva e palavrões não são bem-vindos nem adequados ao ambiente de trabalho. Mas isso não é tudo: preste atenção às palavras e ideias que você usa para formular seus pensamentos. Pode parecer bobagem mas faz uma diferença positiva danada pensar em quanta coisa você pode aprender em um dia do que pensar em quantas horas faltam pra você chegar em casa e dormir depois da faculdade, por exemplo.

Terceiro, nunca critique ninguém se sua crítica não for construtiva

Existe uma diferença entre apontar defeitos e dar um feedback construtivo. Se você precisar se comunicar com alguém a respeito de algo que essa pessoa tenha feito, faça em um lugar privado evitando exposição pública. Comece a conversa elogiando e reconhecendo os pontos positivos e então ofereça sugestões que possam melhorar a performance do seu colega. Isso vai aumentar a confiança e o respeito que a outra pessoa tem em e por você.

Quarto, fique longe de fofocas.

Sempre. Ponto. Fofocas destroem relacionamentos e o respeito que seus colegas e superiores têm por você.

Quinto, coloque o trabalho em equipe em primeiro lugar

Quando seus colegas fizerem um bom trabalho, elogie! Nada motiva mais uma equipe do que reconhecimento merecido.

Sexto, evite reclamar

Nem todo dia é perfeito e livre de problemas, mas isso não significa que você precisa chegar no escritório contando pra todo mundo da desgrama do engarrafamento na ponte por causa de um carro quebrado que te deixou agarrado por mais de uma hora no trânsito. Esse tipo de atitude deixa o ambiente pesado e mais propício para negatividade. E um ambiente negativo não ajuda em nada com a produtividade.

Aprenda a rir das circunstâncias e a ver o outro lado das situações que aparecem no seu caminho. E aprenda a amar o que você faz, ou comece a fazer o que você ama.

Tudo isso que eu acabei de falar eu aprendi cedo, mesmo antes de entrar de cabeça no mercado de trabalho. Minha mãe sabiamente um dia me mandou um artigo chamado “Aconteça o que acontecer, desfrute” que fala exatamente sobre desenvolver uma atitude positiva na vida. Hoje, uns 10 anos depois, esse lema ainda direciona a forma como eu lido com a vida. Isso até me garantiu o apelido de Barney (“amo você, você me ama, somos uma família feliz..” ♪ Tá ligado qual?!) no meu primeiro ano de faculdade. De acordo com o camarada que me apelidou desse jeito, minha atitude positiva me fez ser o amigão da galera haha

O apelido morreu e foi substituído por Zé (essa história eu conto outra hora), mas a atitude positiva não só me fez ter excelentes resultados na faculdade e no ambiente de trabalho  como também me levou a conhecer lugares e pessoas fantásticas que nunca imaginei conhecer na vida. E eu não me arrependo disso nem um dia.

Então, meu camarada pagodeiro, “erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora. Pode acreditar, um novo dia vai raiar, sua hora vai chegar!” ♪…se você tiver uma atitude positiva! (tô musical hoje haha)

Beijo na testa!

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