Entenda porque o cliente sumiu depois que você enviou a proposta

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Nem sempre, quando uma pessoa procura saber o valor de um produto ou serviço quer dizer que ela está, de fato, interessada em comprá-lo. O cliente sumiu depois de descobrir quanto custa? Continue lendo que vamos discutir sobre isso.

Com certeza você já foi a uma loja, olhou, olhou, fez a vendedora colocar várias roupas sobre a bancada e talvez até experimentou algumas. Daí você disse depois disso tudo: obrigado por enquanto, volto mais tarde. Horas depois essa vendedora pensou: aquele cliente sumiu!

Ah, então é isso? O universo está te punindo por conta de todas os vendedores que você deixou te esperando? Como diz aquela expressão popular: “Aqui se faz, aqui se paga”.

Mas então porque isso acontece?

Ainda pensando na sua suposta ida a loja de roupas e quais os possíveis motivos de você ter ido embora sem comprar nada.

Talvez você saiu da loja porque não gostou de nada que viu, talvez o atendimento não te agradou, quem sabe a forma de pagamento ficou inviável para você ou simplesmente você percebeu que não poderia gastar aquele valor naquele momento.

Se você saiu de casa naquele dia com o objetivo de comprar roupas, com certeza você continuou procurando em outras lojas, até que seus critérios fossem atendidos. E pode ser até que, no final de tudo, você tenha voltado à primeira para realizar a compra.

No entanto, pode ser que naquele dia você estivesse apenas com uma vaga ideia de, talvez um dia, comprar roupas ou quem sabe ainda nem passava pela sua cabeça comprar nada. Porém ao passar em frente à loja e ver a vitrine bateu aquela curiosidade de entrar e dar uma olhadinha sem compromisso.

E seu o cliente sumiu porque estava apenas dando uma olhadinha?

Tá tudo bem! Faz parte.

Existe um negócio chamado jornada de compra, conhecida também como Buyer’s Journey, que nada mais é do que o percurso que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.

Isso é assunto pra outro artigo, mas vale a pena você pesquisar e entender sobre essas 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

cliente sumiu jornada de compra

Como identificar um cliente que está “dando uma olhadinha” do cliente que está realmente interessado em comprar?

Fique atento aos sinais. Se o cliente sumiu é porque ou ele estava nas duas primeiras fases da jornada de compra ou estava tentando descobrir quando investiria no projeto, para futuramente fazê-lo.

Geralmente, já no primeiro contato, dá pra identificar se o cliente está interessado ou se está apenas “dando uma olhadinha”.

O cliente que está interessado vai querer entender muito sobre o processo de criação e como você pode ajudar a resolver o problema dele. As perguntas que esse indivíduo normalmente faz são: “…mas como funciona seu trabalho?”, “Você pode me mostrar alguns projetos que já fez?”, “E se eu não gostar do que você me apresentar”, “Eu preciso de um projeto que me ajude….”, “Eu gostaria de…”, etc.

Já o cliente que quer dar uma olhadinha sem compromisso, vai logo perguntar “quanto você cobra para…”, “só estou querendo saber o preço porque estou orçando com mais dois designers”, “quanto custa mais ou menos?”.

E se não foi possível identificar qual é qual, fique tranquilo, depois que o cliente sumiu vai ficar claro quem ele era. Identificar quem é quem, o quanto antes, pode te ajudar a poupar energias e sofrer menos com a frustração.

Mas cuidado, a falha pode estar em você

Agora não se pode ignorar se isso está acontecendo com muita frequência. Pode ser que você esteja deixando a desejar em alguma coisa.

Observe seu atendimento e sua postura profissional, analise se seu portfólio está bem feito, repense suas metodologias de trabalho. A busca constante pelo aperfeiçoamento deve ser contínuo 🙂

Até o próximo artigo!

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Jaider Morais

Jaider Morais

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Designer de Marcas. Publicitário com mais de duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância, nutricosméticos e aceleração de startups.

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