Os prós e os contras de terceirizar design gráfico ou fazer você mesmo

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É indiscutível que elementos visuais são essenciais no mundo das mídias sociais e com o aumento constante de influenciadores e start-ups, na mídia digital, os recursos gráficos de design se tornam aliados para quem deseja se destacar e atrair a atenção.

O design gráfico é um grande aliado à comunicação. Ele é responsavel por criar a primeira impressão de um influenciador, empresa ou marca, na mente de um cliente.

Como o público potencial está nas mídias sociais, os visuais criativos atraem muitos deles. E hoje, as empresas e influenciadores entendem que o design visual é mais do que aquilo que os olhos veem.

Como marca ou influenciador, o design gráfico cativa a mente do espectador e gera o engajamento do público. Muitos grandes players do mundo corporativo, optam por criar suas próprias peças de design, com uma equipe própria, enquanto as pequenas empresas consideram a terceirização uma opção mais inteligente.

A duas soluções tem seus prós e contras. Enquanto alguns procuram terceirizá-los, outros continuam fazendo isso sozinhos.

Vamos conhecer mais sobre a terceirização do design gráfico e o design “dentro de casa”, neste artigo!

Terceirização de projetos gráficos – O que você precisa saber

Muitas empresas optam por não receber ajuda de terceiros para alcançar seus resultados. Mas a terceirização é uma opção inteligente para pequenos e médios negócios ou influenciadores, que buscam ter mais tempo para lidar com as operações do seu empreendimento, deixando as atividades de design com especialistas terceirizados.

Além disso, a terceirização de projetos gráficos potencializa a exposição da marca, seja para fins de comunicação, marketing ou publicidade. No geral, clientes preferem marcas que se apresentam com os melhores designs gráficos.

Muitos influenciadores buscam a terceirização de projetos gráficos para tornar seu perfil mais atraente. Afinal de contas, o engajamento do público é bastante disputado e se torna mais fácil quando seu perfil se destaca na multidão!

Portanto, se você precisa urgentemente de logotipos, cartões de visitas ou designs dos posts, terceirizar os recursos visuais pode ser uma boa opção. No entanto, sempre há um longo debate sobre esse assunto. Vamos ver por quê!

Os prós sobre os parceiros de design gráfico terceirizados

  1. É uma ótima opção terceirizar projetos gráficos quando o prazo importa. São ideais para realizar projetos com prazos curtos.
  2. As empresas que não têm uma equipe própria de designers podem ver a terceirização como o Santo Graal. Você pode rapidamente entrar em contato com um profissional freelance e ter sua demanda atendida a um preço justo. Basta fornecer suas necessidades e expectativas de resultado para que a arte esteja nas suas mãos em poucos dias!
  3. Outra vantagem de terceirizar o design gráfico é que você só precisa de investimento quando há uma demanda. Manter uma equipe interna exige arcar com os custos das operações, incluindo todos os encargos financeiros.
  4. A terceirização possibilita, também, que você encontre vários profissionais qualificados por meio de plataformas online, tendo acesso a designers gráficos do mundo todo – fontes inesgotáveis de mentes criativas.

Contras – Onde a terceirização falha!

  1. Como nem tudo são flores, um pensamento que perturba a maioria dos empresários é a segurança e a privacidade das informações do seu negócio. Ao trabalhar com um freelancer, os dados e planos da sua marca podem ser expostos. No entanto, você pode superar esses problemas com contratos que amarram bem as questões sobre o sigilo.
  2. Ao terceirizar projetos, você pode enfrentar falhas de comunicação e conflito de ideias com freelancers. Vários casos de desacordos e divergências nas criações ocorrem devido a diferenças de opinião.

Terceirização por meio de ferramentas de criação de logotipos – Quando isso é necessário

Muitas empresas buscam a assistência de terceiros quando acham caro formar uma equipe interna de design. Uma opção interessante também e que reduz custos adicionais, é optar por uma ferramenta online de criação de logotipo.

A terceirização torna-se muito benéfica quando você tem a ajuda de uma ferramenta digital de criação de logotipos. É muito comum influenciadores iniciantes enfrentarem problemas de orçamento para contratar um freelancer e começar com uma ferramenta online, gratuita ou de baixo custo. É uma ótima alternativa.

Contando com uma poderosa inteligência artificial e uma infinidade de elementos gráficos para compor os logotipos, essas plataformas se mostram fantásticas em seus resultados. Além disso, elas não afetam tanto seu bolso, pois você paga apenas pelo logotipo que gostar e o investimento é bastante baixo.

Essas ferramentas, nada mais são do que criadores de logotipos online. Simples e que ajudam a maioria das pequenas e médias empresas na criação de designs. Com inúmeras correções gratuitas. Essas ferramentas também são excelentes aliadas para influenciadores e empresários iniciantes a fazerem suas peças gráficas.

Faça você mesmo – um resumo do design “dentro de casa”

Resolver internamente o design de peças gráficas é uma alternativa para empreendedores que são contra a terceirização. Muitas empresas gigantes ou marcas populares optam pelo design gráfico interno para otimizar os resultados!

No entanto, o processo de treinamento e desenvolvimento desses funcionários traz consigo seus prós e contras. Vamos descobrir aqui.

Prós – Quando o design interno é positivo

  1. Você pode monitorar de perto e garantir a qualidade do design que sua equipe entrega.
  2. Você tem uma interação cara a cara com a equipe interna de design, facilitando as criações de peças eficientes e inovadoras.
  3. Você preserva o sigilo dos segredos comerciais de sua empresa, com uma equipe de design interna.

Contras – Porque “dentro de casa” não funciona muito bem

  1. Quando você opta por esse formato, você precisa de mais tempo, dinheiro e atenção e corre o risco de ficar sem ideias às vezes. Trabalhar com uma equipe interna exige um enorme custo, treinamento e desenvolvimento para capacitar seus profissionais.
  2. Você precisa garantir que sua equipe entenda os fundamentos do design, como guias, grids, preenchimentos e espaçamentos para tornar suas artes funcionais. Além disso, todos precisam aprender sobre as maneiras de escolher uma paleta de cores para o seu site, tipografia, etc. Esses conceitos levam anos de experiência e muitas horas de pesquisas – algo que pode parecer desafiador para alguém com menos prática.
  3. Para designers alocados, você precisa garantir seus benefícios adicionais, como assistência médica, transporte, alimentação, etc… ao contrário da terceirização.
  4. Além disso, quando seus funcionários começam a sair, você entra num ciclo vicioso de treinamento e desenvolvimento de novos colaboradores.

Uma pequena discussão antes de finalizarmos!

Agora você conhece a dinâmica de trabalho da terceirização e da realização pela equipe interna. Ambos têm suas vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual será a melhor solução para as necessidades do seu negócio.

Você precisará de um pouco de planejamento e visão para selecionar a melhor opção para o crescimento da sua empresa. Tente ser aberto a todas as alternativas para conquistar o engajamento do seu público. Fique atento e tenha acesso aos melhores designs!

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