WordPress.org e WordPress.com: diferenças, benefícios e dicas para escolher o mais adequado

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Utilizado por mais de 40% dos sites da internet e com uma fatia de 40% do mercado de CMS, o WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado do mundo.

Mas talvez você não saiba que ao mesmo tempo que ele é gratuito, também existe uma versão paga que pode confundir os usuários.

Pensando nisso decidi escrever esse artigo, com informações bem objetivas e claras para ajudar você a identificar as diferenças, benefícios e escolher qual é a versão mais adequada do WordPress para utilizar no seu projeto.

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo criado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little, utilizado no mundo todo tanto para blogs pessoais quanto para sites e lojas virtuais de todos os portes.

Inicialmente foi baseado em um outro sistema de publicação pessoal, o b2/cafelog, mas ao longo do tempo foi recebendo contribuição de diversos desenvolvedores e se separou do b2/cafelog, sendo usado por mais de 40% de todos os sites da internet.

Licenciado como GPLv2, o WordPress é gratuito e pode ser utilizado e modificado por qualquer pessoa.

Você pode estranhar eu ter dito que ele é gratuito, mas ao pesquisar na internet por ele encontrar uma versão paga.

Realmente existe uma versão paga, mas fique tranquilo que vou te explicar agora essa diferença e você verá que o pagamento feito na versão paga não diz respeito ao WordPress em si.

O que é o WordPress.org

O WordPress.org representa o sistema de gerenciamento de conteúdo em si, o software de código aberto que pode ser utilizado e modificado por todos.

Você faz o download dele e instala na sua hospedagem para poder construir com autonomia seu blog, site, loja virtual, páginas de vendas e tudo o mais que precisar em termos de conteúdo para a internet e ele der suporte.

O que é o WordPress.com

O WordPress.com é uma plataforma que disponibiliza toda a estrutura necessária para criar um site usando o WordPress, e que tem como objetivo o lucro.

Através dele você pode criar seu site, blog, loja virtual usando toda a infraestrutura oferecida, sem precisar de nenhum conhecimento avançado para fazer a instalação, pois já estará tudo pronto para você quando contratar.

O que você paga no WordPress.com não é referente ao uso do gerenciador de conteúdo em si, mas pela infraestrutura de servidores, suporte, domínio e outras coisas que eles possam oferecer diferente do sistema de gerenciamento de conteúdo.

A única semelhança dele com o WordPress.org é o fato de utilizarem o mesmo software gratuito para gestão de conteúdo. 

E aí começam a aparecer as diferenças que vou te apresentar agora.

Número de downloads do wordpress 5.8
Total de download realizados até o dia 25/08/2021 as 11 horas da manhã. Clique na imagem e veja o número atualizado.

Quais as diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com

São diversas diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com e vou compartilhar com você as mais relevantes e que precisam ser consideradas na hora de escolher qual deles utilizar para o seu projeto.

WordPress.orgWordPress.com
Você precisará de uma hospedagemJá oferece a hospedagem
Precisará instalar e configurar o WordPressTe entrega o WordPress instalado e configurado
PersonalizávelPersonalizações limitadas
Permite a instalação de plugins e temasLimitações para a instalação de plugins e temas
Necessita de conhecimento e habilidades com instalação e configuração de softwares webNão precisa de conhecimento e habilidades de instalação e configuração de softwares web
Mantém um site simples no ar pagando a partir de R$ 10,00 por mês de hospedagemPara mantê-lo funcionando com o mínimo de recursos você vai pagar a partir de 7 dólares por mês

As “versões” do WordPress são iguais mas diferentes, o que pode parecer um pouco confuso para quem está começando ou não tem muita experiência nessa área.

Para facilitar, vamos falar um pouco sobre os benefícios que cada um deles oferece para os usuários.

Quais os benefícios de usar o WordPress.org

O principal benefício que você terá ao utilizar o WordPress.org é o fato de poder modificar sua estrutura, personalizar do seu jeito.

Além disso você poderá escolher a infraestrutura ideal de servidor, o Theme Builder que preferir (Elementor, WP Bakery, etc) e os plugins que forem necessários para implementar o seu site, blog ou loja virtual.

Utilizando o WordPress.org você pode colocar um site simples no ar investindo a partir de R$ 10,00 por mês, ou até menos dependendo da hospedagem que contratar.

Quais os benefícios de usar o WordPress.com

Mesmo sendo pago o WordPress.com oferece alguns benefícios interessante:

  • Possibilidade de 1 ano de domínio gratuito nos planos anuais
  • Hospedagem inclusa
  • WordPress instalado e pronto para uso
  • Suporte ilimitado por email
  • Temas Premium ilimitados em alguns planos

Eu imagino que todas essas informações possam ser complicadas de analisar na hora de escolher qual a opção ideal para você, então quero deixar aqui algumas dicas para ajudar você a escolher o que mais se adequa à sua necessidade.

Dicas para escolher o “WordPress” que mais se adequa à sua necessidade

O WordPress pode ser utilizado para projetos dos mais variados tipos e tamanhos.

Para você ter uma ideia, sites como o The New York Times, Spotify, TechCrunch, BBC America e até mesmo o Facebook Newsroom utilizam o WordPress como gerenciador de conteúdo.

Então veja a seguir algumas dicas para você escolher a melhor opção:

  • Se seu projeto precisa de flexibilidade para a construção: WordPress.org
  • Se você não quer ter trabalho de configurar e instalar nada com nível de complexidade elevado: WordPress.com
  • Se você gosta de ter liberdade para mudar o seu site, blog ou loja virtual a hora que quiser, usando os plugins e temas que quiser: WordPress.org
  • Se os seus recursos financeiros e de conhecimento são muito limitados: WordPress.com
  • Se você não quer ficar preso a políticas de uso e privacidade impostos por plataformas: WordPress.org
  • Se você é um profissional da área de desenvolvimento web e quer entregar o melhor para o seu cliente: WordPress.org

Opinião do especialista

Tendo trabalhado por 16 anos com tecnologia e usando o WordPress em centenas de projetos desde as primeiras versões dele, quero pedir licença a você para deixar minha opinião sincera quanto à escolha entre o WordPress.org e o WordPress.com.

Do meu ponto de vista, a melhor opção será sempre aquela que dará mais liberdade, que permitirá a você configurar o site, blog ou loja virtual da forma como desejar, usar temas e plugins da sua escolha, sem limites de acesso ou restrições quanto ao conteúdo que poderá inserir nas páginas.

Sendo assim, minha opinião sincera e profissional é: opte pelo WordPress.org, contrate uma boa hospedagem e registre seu domínio no Registro.br. Se tiver experiência com instalação e configuração de softwares, prepare você mesmo o ambiente, se não tiver, contrate um especialista – que é sempre a melhor opção – para que ele possa configurar tudo para que você obtenha o máximo de performance e segurança.

Espero que esse conteúdo possa te ajudar a conhecer melhor as possibilidades de uso das duas “versões” do WordPress e alcançar melhores resultados com seu site, blog ou loja virtual.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, será um prazer respondê-la.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de conteúdo especialista no desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais. Escritor e criador do blog Resenhas de Livros, onde compartilha seu ponto de vista sobre cada leitura realizada.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x