5 páginas indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de marketing

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Estratégia de marketing que se preze usa todos os canais digitais que se encaixam nela, e na maioria das vezes as páginas na internet fazem parte desses canais.

Mas não são quaisquer páginas que vão ajudar a sua estratégia a dar resultado. Essas páginas precisam ser definidas, organizadas e estruturadas de modo a se encaixar dentro da jornada de compra.

Criar as páginas sem pensar onde ela se encaixa, qual seu objetivo e em que momento da jornada ela fará sentido só vai te dar mais trabalho e dor de cabeça, quando o que você precisa mesmo é ajudar o público a resolver as próprias dores de cabeça.

Para te ajudar a não ter dor de cabeça com as páginas vou compartilhar 5 páginas que são indispensáveis na sua estratégia de marketing e que estão diretamente ligadas com jornada de compra do público e organizadas de acordo com o nível de conteúdo a qual cada uma corresponde.

Página de captura

Essa deve ser a primeira página dentro da sua estratégia, uma vez que seu objetivo é fazer a captura de leads, ou seja, aquisição de público que está em busca da solução para um problema específico.

O conteúdo da página de captura deve ser simples e objetivo. Você oferece algo para o público em troca de algumas informações dele, como por exemplo nome, email, telefone…

Geralmente a página de captura é utilizada para entregar e-books, aulas gravadas, participação de grupos de WhatsApp e Telegram e em alguns momentos inscrição para eventos ao vivo.

Dentro do funil de conteúdo ela pode estar presente tanto no topo quanto no meio, integrando os dois primeiros níveis de conteúdo.

O conteúdo oferecido através dela tem como objetivo ajudar o público a identificar que tem um problema, também podendo ser usada para entregar conteúdos do nível 3, quando você vai começar a falar sobre a solução para o problema.

fluxo das paginas

Página de obrigado

Um complemento da página de captura e importante na humanização do conteúdo, pois ela tem como objetivo agradecer ao usuário por ter aceitado o conteúdo que você ofereceu.

Nela você pode divulgar outros canais onde entrega conteúdo, como redes sociais e grupos no Telegram e WhatsApp.

Ela também faz parte do topo e do meio de funil e pode estar entre os 3 primeiros níveis de conteúdo.

Dependendo do momento em que você está dentro da estratégia, pode inclusive utilizar essa página para oferecer um produto pago. Isso é bastante utilizado no marketing digital, mas é preciso fazer com sabedoria, para não correr o risco de ofertar algo para um público que ainda não está pronto para comprar e acabar afastando esse público.

Página de próximos passos

Essa página tem um papel especial dentro da estratégia, mas a maioria das pessoas integra o conteúdo dela à página de obrigado, ao invés de utilizar como uma página específica.

Seu objetivo é orientar o público quanto aos próximos passos que ele precisa seguir, seja para acessar a recompensa oferecida na página de captura ou qualquer outra ação que você deseja que ele execute.

É uma página onde a comunicação deve ser sem rodeios e complicações. Aqui menos é mais.

Dentro dos níveis de conteúdo, ela é uma página de conexão, capaz de fazer a ligação entre o nível 3 e o nível 4, quando você vai começar a falar da solução. Ou seja, ela está no meio do funil.

Página de lançamento

A página onde você vai divulgar seu evento de lançamento, ao vivo ou não, disponibilizar o formulário de inscrição e os links para os vídeos ao vivo ou gravados.

Ela está no ponto de transição entre o meio e o fundo do funil, dentro do nível 4 de conteúdo, onde você apresenta a solução com todos os seus detalhes e reforça o benefício mais profundo dela, preparando o público para sua oferta.

Aqui você deve usar uma comunicação com certo toque persuasivo, pois você vai preparar o público para uma oferta e precisa ter certeza de que o público que chegou está qualificado e pronto para comprar.

Página de vendas

A página que vai fechar o ciclo. Muitos consideram a principal página da estratégia, mas eu considero ela tão importante quanto a página de captura. Afinal de contas, sem a página de captura fica complicado fazer o público chegar até a página de vendas.

Ela integra o fundo do funil e está no nível 5 de conteúdo, onde você vai falar da solução (produto ou serviço) que tem para o público.

O conteúdo dela deve ser bem persuasivo, explorando as dores do público e os benefícios que essa solução proporciona.

Seja autêntico e ousado ao criar essa página e organizar as informações. Tenha uma promessa forte, mas tome cuidado para não criar uma oferta que gere desconfiança.

Lembre-se: quanto maior a oferta, maior precisa ser a prova de que ela funciona.

Nunca se esqueça de apresentar provas sociais, elas são um fator de decisão na mente do público, e coloque uma pitada de emoção na página, pois as emoções ajudam muito na hora de escolher o que comprar.

Agora que você já sabe quais são as páginas indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de marketing, é hora de colocar a mão na massa e aumentar os resultados incrementando sua estratégia com esses novos conhecimentos.

E se você tiver alguma dúvida em relação a essas páginas, seus conteúdos ou mesmo sobre os níveis de conteúdo que foram citados, compartilhe nos comentários.

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Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de conteúdo especialista no desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais. Escritor e criador do blog Resenhas de Livros, onde compartilha seu ponto de vista sobre cada leitura realizada.

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