Presença digital em tempos de crise

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Presença digital é a imagem que a empresa ou profissional transmite para o público através da internet, e em tempos de crise, onde as pessoas estão passando mais tempo em casa e na internet, ela se torna fundamental para a continuidade de negócios e carreiras.

O ano de 2020 virou o mundo de cabeça para baixo, fazendo com que o comércio tradicional ganhasse força no cenário digital para se manter sustentável, e muitas empresas precisaram se reinventar e criar uma presença digital para não fecharem as portas.

Com profissionais liberais e autônomos não foi diferente, eles precisaram se adaptar ao novo normal para seguirem com suas carreiras e profissões.

Seja um negócio físico que precisa ir para o digital para sobreviver ou um profissional cujas bases do trabalho foram firmadas com relações e negócios presenciais, a necessidade de ter uma presença digital é essencial daqui para frente.

E é sobre isso que vou compartilhar com você nesse artigo.

O que é a presença digital

presenca digital iceberg

Presença digital é a forma como uma marca, negócio ou profissional se posiciona na internet, gera valor e se relaciona com o público.

Essa presença é construída através de canais de comunicação como site, redes sociais, comunicadores instantâneos (Telegram, WhatsApp) e o tradicional email.

Muitos pensam que ter uma presença digital é apenas criar um perfil nas redes sociais, ter um número registrado no WhatsApp Business, um site e um blog.

Isso é só a ponta do iceberg da presença digital.

Presença digital ativa e passiva

Se você cria um site para o seu negócio, onde fala sobre os serviços que presta, coloca algumas informações sobre ele e um formulário de contato e não faz mais nada na internet, você tem uma presença digital passiva.

Empresas e profissionais com uma presença digital passiva não influenciam a opinião do público, deixando-o decidir o que pensar sobre o negócio.

Uma presença digital ativa é aquela que possui objetivos fortes e concretos, utiliza estratégias de marketing digital e produz conteúdo com frequência para todos os canais de comunicação com o público.

Desse modo a empresa ou profissional influencia diretamente o público na forma como eles vêem o negócio, inclusive ajudando na decisão de compra.

Quanto mais ativa for a presença digital, maiores serão as chances de aumentar os resultados para o negócio. 

Os 5 pilares da presença digital

Uma presença digital capaz de produzir resultados constantes e consistentes está baseada nos seguintes pilares:

  • Propósito: estar em algum lugar por estar não produz crescimento, então ter um propósito para a sua presença digital é fundamental e indispensável para o crescimento online, já que o público precisa perceber esse propósito por trás das ações e conteúdos compartilhados
  • Conteúdo: deve ser o centro da estratégia de posicionamento, ter qualidade, ser útil para o público e comunicar com clareza a essência e as verdades da marca, profissional ou negócio
  • Relacionamento: negócio sem público não se sustenta, logo o relacionamento com o público através da internet deve ser bem estruturado e de qualidade
  • Comunicação omnichannel: escolher os canais de comunicação corretos é fundamental para o crescimento e fortalecimento da presença digital, afinal de contas o público troca de ambiente com frequência e é preciso estar pronto para se comunicar com ele onde estiver
  • Tecnologia: fazer uso das tecnologias mais recentes e mais utilizadas pelo público é muito importante, pois além de aumentar a qualidade da comunicação e do conteúdo, ela vai auxiliar na gestão de processos e automação de tarefas

Os benefícios da presença digital

Ter uma presença digital é muito benéfico para qualquer negócio e profissional, afinal de contas, a internet não fecha as portas nunca, ela é o seu negócio aberto 24h por dia, 7 dias por semana.

A seguir eu listo alguns dos principais benefícios que vejo na presença digital:

  • comunicação direta com público qualificado
  • ganho de visibilidade
  • aumento da autoridade e da credibilidade
  • redução de custos com publicidade, principalmente a tradicional
  • aumento das vendas
  • maior margem de lucro
  • liberdade de tempo e geográfica

O que você precisa para começar a aparecer na internet

Para aparecer na internet não basta só uma conta em rede social e um perfil no Google Meu Negócio.

A internet é muito maior do que isso e pode proporcionar inúmeras oportunidades de negócio se for bem explorada.

Pensando nisso eu vou listar a seguir o que você precisa fazer para começar a construir sua presença digital.

  1. Tenha um site: o site vai ser a sua empresa aberta 24h por dia, sem nenhum tipo de limitação (como é o caso das redes sociais) e onde você poderá falar o que quiser e como quiser
  2. Tenha um blog: o blog é uma ferramenta indispensável para a construção de presença digital, já que através dele você pode falar de forma mais ampla e completa sobre assuntos relevantes para o seu público e ajudá-lo no processo de tomada de decisão
  3. Crie uma conta no Google Meu Negócio: ao criar uma conta no GMN você aumenta as possibilidades de aparecer nos resultados de busca do Google sem gastar 1 real com tráfego pago (Google Ads)
  4. Crie contas nas redes sociais onde seu público se encontra: as redes sociais hoje se tornaram uma ferramenta poderosa na escolha de produtos, serviços e decisão de compra, e ter uma presença digital nesse meio vai ajudar no crescimento do negócio
  5. Produza conteúdo útil: é através desse conteúdo que o público vai interagir e fazer com que sua presença digital se fortaleça através de comentários, compartilhamentos e feedbacks sobre a qualidade dos produtos e serviços
  6. Tenha uma estratégia: sem uma estratégia você não saberá para onde ir nem o que fazer, logo, não haverá crescimento e sua presença digital será quase inexistente
  7. Tenha paciência e persistência: essas são duas qualidades de quem levou seus negócios e carreiras para um nível elevado usando a internet, afinal de contas, os resultados não acontecem do dia para a noite

E a dica de ouro, que fará todas as sete dicas acima produzirem resultados melhores a cada dia é: contrate profissionais devidamente qualificados para realizar cada uma das etapas, invista com qualidade e em qualidade para o seu negócio, caso contrário sua presença digital ficará no mesmo nível dos investimentos realizados ou até pior.

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Como saber se uma presença digital vai mesmo gerar resultados

Você pode estar achando que é muita coisa para fazer e que esse negócio de presença digital não funciona, que o importante mesmo é ter uma rede social com 1 milhão de seguidores, fazer 5 posts por dia oferecendo produtos e serviços, e esperar alguém chamar no direct ou no WhatsApp querendo comprar.

Se você está pensando de modo semelhante ao que descrevi acima, eu te entendo, mas gostaria de mostrar para você um pouco do que aconteceu em 2020 no cenário digital, em meio a uma crise mundial que tem produzido mudanças em todos os setores da economia ao redor do mundo, e também na vida de cada pessoa.

Em 2020 o e-commerce no Brasil teve um crescimento incrível tanto no número de novos clientes quanto no de novas lojas online criadas.

Um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online entre abril e setembro de 2020. No mesmo período a associação registrou mais de 150 mil novas lojas online.

As pessoas que fizeram sua primeira compra, com certeza levaram em consideração a presença digital das empresas na hora de escolher os produtos e onde comprá-los.

Já as 150 mil novas lojas online, com toda a certeza, viram no mercado digital uma oportunidade de crescer em tempos de crise, construíram uma estratégia adequada e trabalharam com seriedade para alcançarem os resultados desejados.

Em um estudo realizado pela Neotrust Compre&Confie em parceria com a ABComm, foi identificado que entre janeiro e agosto de 2020 houve um crescimento de 80% nas transações realizadas no comércio online.

No mesmo período em relação a 2019, o faturamento cresceu 75,5%, saindo de 44 bilhões de reais para 77,2 bilhões de reais.

Um outro número muito interessante que foi alcançado em 2020 é o crescimento de 40,7% no número de lojas exclusivamente virtuais.

Segundo pesquisa feita pelas empresas PayPal Brasil e BigData Corp, a maior parte dessas lojas online (88,7%) são pequenos negócios que recebem no máximo 10 mil visitas por mês.

Dessas, 52,6% não possuem empregados e contam com a força de trabalho de seus sócios. E 48% delas faturam até 250 mil reais por ano.

Para 2021 há uma previsão de crescimento na casa dos 26% para as vendas do e-commerce, o que coloca o faturamento na faixa dos 110 bilhões de reais, segundo pesquisa da EbitNielsen.

Consegue perceber o poder que a internet tem de gerar resultados? O quanto uma presença digital bem construída pode agregar valor e lucro para você e seu negócio?

Se você possui uma presença digital e ela não está gerando os resultados desejados, gostaria que você fizesse uma avaliação dos pontos que eu abordei nos 5 pilares da presença digital e também nos itens que você precisa fazer e ter para consolidar sua presença digital.

Veja se você está fazendo pelo menos 80% deles, o que está fazendo e que precisa ser melhorado, enfim, faça uma avaliação de cada passo que você deu até o momento para identificar onde estão as falhas e corrigir.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma ajuda, clique aqui e dê uma olhada nos conteúdos gratuitos que produzo e que podem te ajudar nesse caminho.

Espero que esse conteúdo ajude você a construir uma presença digital forte e de resultados.

Até o próximo artigo!

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Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de conteúdo especialista no desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais. Escritor e criador do blog Resenhas de Livros, onde compartilha seu ponto de vista sobre cada leitura realizada.

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