5 coisas que você precisa saber para se tornar um freelancer de sucesso.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Já vou começar esse texto colocando uma pulga atrás da sua orelha, então segura aí. Pra ser um freelancer de sucesso é preciso parar de pensar como um freelancer, porque dificilmente você vai crescer e alcançar os degraus que almeja, se não mudar sua mentalidade e se assumir como empreendedor — Como assim, Jaider? Vem comigo que eu te mostro.

Não estou dizendo que não existe freelancer de sucesso, sem ter mente de empreendedor, afinal de contas o que é o sucesso, né? É muito sobre a percepção de cada um. O sucesso pra uns pode ser ter o salário no final do mês, mas para outros o sucesso é ganhar 5, 10, 20, 50 vezes mais. É com você que tem essa segunda mentalidade que quero falar nesse artigo.

Já digo logo que não vou dar receitas ou fórmulas de sucesso e você não sairá deste artigo pronto para ser um freelancer de sucesso, mas saberá quais são seus próximos passos.

O que vou compartilhar é minha experiência construída ao logo de 20 anos, que pode te ajudar a não cometer os mesmo erros que cometi e acelerar sua jornada.

Sobre os ciclos da vida

A vida é feita de ciclos e a gente precisa saber a hora de encerrá-los, para iniciar novos. Aqui incluo os relacionamentos, os empregos e todas as coisas que entram em nossas vidas. Profundo né? Deixa eu explicar.

Você começa a namorar alguém e um dia pode não estar mas com essa pessoa; é contratado por uma startup e um dia ela pode te demitir; compra um carro novo e um dia irá vendê-lo, assim são os ciclos de nossas vidas.

Claro que nem todos os ciclos precisam encerrar e faremos de tudo para que isso não aconteça, mas quando falamos do âmbito profissional, a não ser que você tenha nascido numa família empreendedora com um negócio bem-sucedido pra herdar, certamente você terá vários ciclos, com início, meio e fim. Faz parte do seu crescimento.

Ser freelancer é um importante ciclo da vida profissional, porque mesmo que esse processo aconteça em paralelo ao emprego de carteira assinada, é quando a gente aprende a caminhar com nossas pernas.

freelancer de sucesso slackline

Nessa fase a gente percebe que não tem a figura do gerente para nos passar a demanda toda planejada para só executar. Vamos precisar precificar, planejar a execução, administrar as etapas do processo, criar relacionamentos com nossos clientes, etc.

Mente de empreendedor

Aqui eu começa o artigo — Pegue sua caneca de café, papel e caneta para anotar os insights. Vamos que vamos, rumo ao posto de freelancer de sucesso.

Qual a diferença entre freelancer e empreendedor

Um Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o profissional independente que atua sem vínculo empregatício, isto é, sem a carteira assinada por uma empresa. Ele se “autoemprega” em diferentes empresas, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Este indivíduo, geralmente, está preocupado em prestar os serviços e receber por eles.

Um Empreendedor é aquela pessoa que enxerga, promove e aproveita as novas oportunidades nos negócios, se arriscando para colocar em prática seus sonhos, planos e ideias.⁣ Precisa ser criativo, inovador e arrojado. Este indivíduo, geralmente, está constantemente melhorando seus processos e investindo em relacionamentos.

Freelancer tem foco na execução e o Empreendedor tem foco na gestão.

Mas e as 5 coisas que você precisa aprender para se tornar um freelancer de sucesso? Vamos lá!

1 – Conhecer as Ferramentas / Softwares

As ferramentas são a parte mais gostosa dessa empreitada, é a parte que adoramos. Falando de design gráfico, ah que delícia é abrir o Illustrator ou Photoshop para criar algo e quem dera que os dias fossem só isso — Dessa forma era quando eu trabalhava em agência de carteira assinada.

Nem preciso falar o quão importante são as ferramentas, independente da sua área de atuação. Designer precisam dominar as ferramentas da Adobe, Corel Draw, Canva, etc; Arquitetos precisam mandar bem em SketchUp, 3d Max, AutoCAD, etc; Desenvolvedores devem conhecer, com ninguém, as linguagens e os editores de códicos e assim vai.

Não vou focar esse artigo nas ferramentas, porque esse domínio já é o esperado de qualquer profissional que deseja atuar numa determinada área.

O problema é que muitos freelancers se satisfazem com essa etapa aqui. Para eles, conhecer bem os softwares é o suficiente para se tornarem um freelancer de sucesso e passam anos sem sair do lugar.

Antes de continuar eu preciso que você faça uma escolha:

freelancer de sucesso morpheus matrix

Já que você escolheu a pírula vermelha, vamos em frente.

2 – Entender de Gestão

Imagina que seu trabalho é um jogo de futebol onde você, provavelmente, estará sozinho no seu time. Sua posição nata e confortável é do atacante, no entanto, vai precisar jogar em todas as posições para que o jogo aconteça. Se não a bola nunca vai chegar no campo de ataque pra você fazer o gol.

Eu listei algumas áreas sobre a gestão do seu negócio, que você precisa ter uma boa noção.

2.1 – Gestão de Processos e Projetos

Criar processos é indispensável para que você consiga desenvolver os projetos com eficiência. Assim você consegue padronizar as etapas e definir o que será feito em cada uma delas. Isso economiza tempo no seu dia a dia e garante um padrão. É como uma receita de bolo que você seguirá a cada novo projeto.

Depois de documentar os processos, você será capaz de criar um planejamento para cada novo projeto, descrevendo as tarefas e definindo prazos para cada uma delas.

Agora, você precisa de uma ferramenta para registrar as etapas desses projetos e fazer sua gestão semanal e diária das atividades. Eu recomendo o Trello e sugiro estudar sobre a estrutura Kanban.

2.2 – Gestão do Tempo

Saber a quantidade de tempo gasto com suas atividades é muito importante para te ajudar a ser mais assertivo no planejamento das tarefas e na precificação dos seus serviços.

Com tantos projetos pra fazer, tarefas administrativas, vida pessoal e as notificações do seu celular, fazer uma boa gestão do tempo é vital para a sobrevivência do seu negócio — Uma boa ideia é você pesquisar sobre Técnica pomodoro.

freelancer de sucesso time is money

2.3 – Gestão Financeira

Um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores é a falta de noção de gestão financeira. Não saber exatamente quanto de dinheiro está entrando e saindo do seu negócio é como acelerar um carro numa via escura, com os faróis apagados. Você não sabe pra onde está indo e nem quando e se vai chegar. Sem mencionar os possíveis acidentes.

Vou recomendar algumas ferramentas para facilitar a gestão dos seus números: Minhas Economias, Meu Dinheiro e Mobills.

2.4 – Gestão de contratos

Acho que nem existe essa área, porque contrato é coisa pra advogado e eu deveria chamar esse item de noções jurídicas, no entanto, acredito que não se trata de ter noções jurídicas, porque você pode baixar um modelo de contrato na internet e a partir dele, criar o seu.

Se ficar inseguro, consulte um advogado, mas jamais trabalhe sem contrato. É furada!

2.5 – Gestão da Informação

Um freelancer de sucesso que se preze, possui um cadastro dos seus prospects, leads, e clientes ativos e inativos.

Conhecer este não cliente e o momento que ele se encontra, vai te ajudar a tomar decisões certas no momento certo — Muitos contratos não são fechados, simplesmente pela falta de um simples contato, após o envio da proposta.

Sobre os clientes, todo empreender deveria saber todos os projetos que já foram executados para cada um deles e suas necessidades futuras. Afinal de contas é muito mais fácil vender pra quem já é cliente do que conquistar novos.

3 – Dominar Técnicas de Vendas, Negociação e Precificação

Outra das maiores dificuldade dos empreendedores é vender seu próprio serviço. É muito gostoso sentar e fazer, depois do contrato assinado, mas todo o percurso que vem antes precisa ser muito bem trilhado (até rimou). Afinal queremos ser um freelancer de sucesso, né?

Saber quando custa seu trabalho é a parte fundamental de qualquer negócio/negociador. O preço da sua hora e do seu conhecimento é que vão servir de base para o cálculo das suas propostas.

Enquanto precificação é sobre definir o PREÇO, vendas é sobre entender e explicar o VALOR das suas entregas.

A negociação é necessária, geralmente, quando o cliente entende que o PREÇO que você está cobrando é incompatível com o VALOR do seu trabalho. Aí você vai precisar dar seus pulos 🙂

PREÇO é quanto você cobra, VALOR é sobre a percepção das pessoas.

4 – Ter uma boa noção de Marketing

Marketing, basicamente, é a arte de criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos e negócios.

Como a sociedade e as tecnologias foram evoluindo, o marketing precisou acompanhar. É por isso que existem tantos tipos:

Marketing Offline, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Outbound Marketing, Inbound Marketing, Marketing de Performance, E-mail Marketing, etc… Ah, e não podemos esquecer do Marketing Pessoal e do Marketing Boca a Boca, que vou falar aqui em baixo.

5 – Investir em Relacionamentos

Eu, particularmente, considero essa a mais importante de todas. Bons relacionamentos, sejam eles clientes ou não, são essenciais para qualquer negócio.

Se você tiver sucesso em construir um bom Networking, você terá muitos aliados para geração de novos negócios – Sabe o Marketing Boca a Boca que falei ali em cima? Pois é, vem do seu Networking.

freelancer de sucesso mark zuckerberg

Espero que minhas dicas te ajudem a chegar logo no posto de freelancer de sucesso e aqui vou te dar uma última dica, para você começar agora mesmo!

Quanto te perguntarem se você ainda faz “freela”, responda: não, sou empreendedor agora, como posso te ajudar?⁣

Até o próximo artigo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Jaider Morais

Jaider Morais

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Designer de Marcas. Publicitário com mais de duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância, nutricosméticos e aceleração de startups.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
intagram reels banner lateral design com cafe

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x